- Publicidade -

“Show para as Florestas” une música e consciência ambiental

Evento gratuito traz atividades culturais, ambientais e música com Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Assucena e Sandra Peres

chico cesar e nando reis.
Chico César e Nando Reis. Fotos: Ana Lefaux e Lucciele Lanza

Nos dias 21 e 22 de abril, São Paulo será palco para duas apresentações do projeto “Show para as Florestas“, uma iniciativa que utiliza a música como ferramenta para promover a consciência ambiental e o apoio à economia criativa feminina. O objetivo inspirar mudanças significativas e promover um diálogo construtivo sobre questões climáticas.

- Publicidade -

Na programação, apresentação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica e participações especiais de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Assucena e Sandra Peres; além de talks com especialistas para discutir soluções para os desafios climáticos; feira de produtos sustentáveis; atividades para público infantil com objetos recicláveis e área de alimentação com conceito natural.

No dia 21 de abril (domingo), a apresentação será ao ar livre, no Jardim Botânico, com atividades a partir das 13h e show a partir das 17h. No dia 22 (segunda-feira), acontece versão intimista do projeto no Teatro B32, a partir das 20h (confira o serviço abaixo). A agenda cultural é aberta e gratuita, com reserva antecipada de ingressos pelo Sympla. A classificação é livre.

jardim botânico de São Paulo
Jardim Botânico de São Paulo. Foto: Reserva Parques

O evento, idealizado a partir de um trabalho do cantor e compositor Nando Reis e do letrista Carlos Rennó, celebra a emblemática Canção para a Amazônia“, lançada em rede nacional no programa Fantástico, da Rede Globo, em 5 de setembro de 2021 e utilizada pelo Greenpeace e suas campanhas em defesa da floresta, combate ao desmatamento, às queimadas ilegais e à demarcação de terras indígenas.

Participaram da gravação do videoclipe da canção, dirigido por Fred Siewert, 32 artistas de diversos estilos da música brasileira. A “Canção para a Amazônia” se tornou um hino em defesa da floresta e todos os biomas brasileiros. “Continuamos, como sociedade, a não ouvir suficientemente os alertas da ciência. O que nos leva a crer em um futuro prevalentemente catastrófico, se não mitigarmos essas perdas já”, avalia Rennó, para quem a arte tem um papel fundamental neste processo de conscientização.

- Publicidade -

“Show para as Florestas”

A intenção é atrair o maior número de pessoas para o evento e gerar uma conscientização para a causa ambiental. “Essa é uma função da música, porque ela une as pessoas. Queremos reverberar esse tema tão importante que envolve as mudanças climáticas, a preservação da natureza e da nossa Amazônia”, ressalta a produtora executiva do evento, Débora Piovesan.

Carlos Nobre
O cientista brasileiro Carlos NObre tem atuação destacada nas questões climáticas. Foto: Arquivo Pessoal

Além da parte cultural, o evento trará debates mediados por representantes do Greenpeace com Ana Rosa Calado Cyrus, Carlos Nobre, Carolina Pasquali, Jeferson Xondaro, Kae GUajajara e Zahy Guajajara.

- Publicidade -

O “Show para as Florestas” é realizado pelo PROAC, SP Cult, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Patrocínio: L’Oreal Group. A produção é uma realização das produtoras Rapsódia, Ecofônica, Lucas Shows e Sheyar Comunicação. Apoio: Brasil Salomão, Greenpeace, Engie, Ibioma e Conservação Internacional – Brasil. Rádio Oficial: Nova Brasil.

Programação

Djuvena Tikuna
Djuvena Tikuna . Foto: Divulgação

Dia 21 de abril

Local: Jardim Botânico de São Paulo (avenida Miguel Estefano, 3.031 – Vila Água Funda, São Paulo/SP)

  • 13h – Abertura do evento

– Sessões de Yoga com Pantys
– ⁠ Feira das Deusas – feira de artesanato e brincadeiras lúdicas sustentáveis.
– ⁠Área de alimentação e bebidas com conceito natural  – preferencialmente vegetarianas.
– ⁠Apresentação e desfile das indígenas Kayapós com roupas feitas por elas.
– Ação de conscientização com Greenpeace, com intuito de informar como ajudar a preservar o meio ambiente e evitar as mudanças climáticas.
– Talks em parceria com Greenpeace.

  • 17h – Concerto com Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Ruriá Duprat (diretor musical do espetáculo), e participações de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena.

Dia 22 de abril

Local: Teatro B32 São Paulo (rua Lício Nogueira, 92 – Itaim Bibi, São Paulo/SP)

Ao longo do dia, no térreo do prédio da Baleia da Faria Lima haverá Roda de Chorinho, Roda de Samba, Feira das Deusas, apresentação de carimbó, oficinas, comidas veganas.

Assucena
Assucena. Foto: Divulgação
  • 20h – Concerto com Brasil Jazz Sinfônica sob a regência do maestro Ruriá Duprat (diretor musical do espetáculo) e participações de Nando Reis, Chico César, Djuena Tikuna, Sandra Peres e Assucena.