A Semana Lixo Zero já começou por todo o Brasil. Durante dez dias, de 18 a 27 de outubro, acontecerem em 102 cidades palestras, painéis, rodas de conversas, apresentação de cases, exibição de filmes, oficinas e mutirões, tratando do tema dos resíduos sólidos ligados aos mais diversos setores da economia.

A Semana Lixo Zero é uma plataforma mobilizadora por nichos que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. O objetivo é mobilizar o maior número possível de organizações a realizar um evento Lixo Zero e conscientizar aquela comunidade a se tornar Lixo Zero.

Este ano, o tema da SLZ “Um por todos e todos por zero” enfatiza a importância da mobilização da sociedade para pressionar pelos acordos setoriais empresariais que viabilizam a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010).  “É por meio de conversas e mobilizações por nicho que podemos estimular os acordos setoriais necessários para regulamentar a PNRS. Este ano temos um recorde, com a participação de mais de 100 cidades. Consideramos um ótimo sinal a mobilização crescente. Estamos acordando para as 78,3 milhões de toneladas de resíduos sólidos que o país gera por ano, afirma Rodrigo Sabatini, presidente do ILZB.

Segundo Flávia Cunha, sócia da Casa Causa e Embaixadora do Instituto Lixo Zero São Paulo, esta “será a maior mobilização de especialistas em gestão de resíduos já vista na cidade, empresas e cidadãos buscando impactar positivamente a gestão de resíduos e fazer São Paulo caminhar na direção da Economia Circular.”

Clique aqui para saber de todos os eventos que acontecem pelo Brasil.

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.