Articulada pela ONG SampaPé! e realizada junto de organizações e iniciativas parceiras, a Semana do Caminhar é um evento nacional para celebrar o caminhar, a forma de deslocamento mais utilizada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de valorizar e chamar atenção da sociedade e do poder público para a forma mais sustentável, saudável e social de se deslocar.

“Aprender Caminhando” é o tema deste ano, já que, ao caminhar pela cidade, é possível descobrir histórias, aprender com a natureza, conhecer novos trajetos, apreciar a arquitetura e se conectar com o bairro e as pessoas. 

Nesta edição, o evento conta com presença de mais de 35 organizações parceiras, e acontece em 10 cidades brasileiras: Belém, Manaus, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Pelotas, abrangendo todas as regiões do país – confira todas as organizações e cidades.

Vale lembrar que o evento acontece na semana do dia 8 de agosto, pois a data é considerada o Dia Mundial do Pedestre. Nesse dia, em 1969, foi registrada a icônica foto dos Beatles cruzando a Abbey Road, em Londres.

Para celebrar o caminhar o evento se estrutura em três frentes: campanha temática nas redes sociais, concurso de fotos temático e calendário de atividades.  

Atividades

Entre 4 e 10 de agosto, ocorrerão diversas atividades que convidam os participantes a se identificarem como caminhantes e se proporem a caminhar mais em seu dia a dia.   

Em Florianópolis, duas organizações da sociedade civil, AMoBici e Caminhada Jane Jacobs, se juntaram à prefeitura para realizar 12 atividades ao longo da Semana. Lá acontecerão debates, caminhadas e até o alargamento de calçada em uma rua no centro através de soluções temporárias do programa municipal +Pedestres

No norte do país o destaque será Belém, onde o Laboratório da Cidade, organização sem fins lucrativos belenense, organizará atividades de discussão, sessão de cinema sobre gênero e mobilidade, caminhada com lambe-lambe e um passeio noturno pelo Centro Histórico de Belém.

Na região sudeste, São Paulo terá programação intensa, com a abertura do evento no SESC Avenida Paulista, divulgação de pesquisa inédita sobre Pedestres da Rede Nossa São Paulo, e caminhadas da Concrete Jungles Walking Tours, Engajamundo e Instituto Ecobairro.

No nordeste, em Recife, o coletivo Massapê organizará uma caminhada com as crianças da comunidade, instigando-as a perceberem paisagens, sensações e pessoas que se dispõem em seus percursos de casa até a escola. 

Na região centro-oeste, o Coletivo MOB em Brasília proporcionará caminhada e discussão sobre mobilidade ativa, espaços públicos, engajamento, cidadania e direito à cidade.

Para mais detalhes, acesse o evento no facebook e o calendário no site.  

Campanha temática e Concurso 

Além das atividades, a cada dia a rede de organizações compartilhará a campanha que chama atenção para o potencial de descoberta das caminhadas urbanas. Os temas abordados são: diversidade e tolerância; arte e história da cidade; natureza e o despertar de sentidos; conexão com o território; conhecer rotas e caminhos; e desenvolver aprendizados. 

Na terceira frente, o concurso de fotos #Descobriapé convidou as pessoas a publicarem fotos de suas descobertas caminhantes ao longo do todo o mês de julho. Durante a Semana do Caminhar, serão definidas as fotos finalistas através de likes no álbum completo na página no facebook do SampaPé!. As melhores descobertas vão compor uma publicação online a ser lançada no 22 de setembro, dia mundial sem carro.