- Publicidade -

Semana da Compostagem traz atrações e coleta de orgânicos de graça

Para promover a conscientização sobre o descarte responsável de resíduos orgânicos, Planta Feliz Adubo realiza 4ª edição do evento em SP

semana da compostagem
Participantes vão poder colocar a “mão na massa” e aprender tudo sobre compostagem. Foto: Daniel Fotografia

Entre os dias 5 e 11 de maio de 2024, São Paulo recebe a 4ª edição da “Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem”. O evento, no entanto, começa um mês antes com a oportunidade de envio gratuito dos resíduos orgânicos dos paulistanos e paulistanas para o pátio da Planta Feliz Adubo, empresa que lidera a iniciativa desde a primeira edição.

- Publicidade -

Para participar, basta fazer a inscrição no site oficial do evento até o dia 2 de maio. Basta preencher o formulário e escolher onde retirar os sacos compostáveis, disponíveis em diferentes pontos da cidade. Essa ação visa incentivar a conscientização sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos, especialmente os orgânicos, que representam uma parcela significativa do desperdício diário dos centros urbanos.

Curitiba composteira
Mais compostagem, menos rejeitos para os aterros sanitários. Foto: Hully Paiva | SMCS

Segundo a Prefeitura de São Paulo, mais de 20 mil toneladas de resíduos são enviadas diariamente para aterros sanitários na cidade, sendo que 60% desse total poderia ser compostado.

“Os resíduos orgânicos representam mais da metade do que descartamos diariamente e são um verdadeiro desastre ambiental. Por isso, é crucial conscientizar a população sobre a importância do manejo correto desses materiais”, enfatiza Marina Sierra de Camargo, uma das fundadoras da Planta Feliz Adubo.

Além da coleta gratuita de resíduos orgânicos, a Semana da Compostagem Planta Feliz 2024 contará com diversas lives transmitidas pelo canal do Youtube da Planta Feliz durante o mês de Abril. O evento de encerramento está marcado para o dia 11 de Maio, no Pátio de Compostagem da Planta Feliz, localizado na zona rural da cidade de São Paulo, (Av. Prof. Herman Von Ihering, 6000 – Jd. Casa Grande – CEP 04870-423).

- Publicidade -
compostagem
Participantes compostando resíduos orgânicos no encerramento do evento em 2023. Foto: Daniel Fotografia

O evento de encerramento, das 9h às 17h, terá entrada gratuita e apresentará a quantidade de resíduos orgânicos coletados ao longo da Semana da Compostagem. Os participantes poderão compostar os resíduos orgânicos coletados e desfrutar de diversas atividades, como feira de produtores locais, roda de conversa com influencers, encontro de composteiros do Brasil, entre outros. O espaço será pet friendly e contará com áreas para picnic, banheiros acessíveis e monitoramento guiado para explorar a rica fauna e flora local.

Compostagem

A compostagem é um processo controlado que transforma resíduos orgânicos em adubo, sendo uma prática emergente no Brasil. Além de contribuir para a saúde do meio ambiente, evitando a contaminação do solo, água e ar, a compostagem também auxilia na mitigação da crise climática.

patio de compostagem Planta Feliz Adubo
Pátio de Compostagem da Planta Feliz Adubo. Foto: Daniel Fotografia

Atualmente, existem mais de 80 iniciativas de compostagem espalhadas pelo país, com pontos de coleta consciente de resíduos orgânicos. Na cidade de São Paulo, há cinco pátios de compostagem públicos operando. Como parte dos esforços municipais, a Prefeitura planeja expandir a infraestrutura de compostagem, com a implementação de mais três centros de destinação correta, cada um com capacidade para processar até 50 toneladas diárias de resíduos orgânicos.

- Publicidade -

A Planta Feliz Adubo destaca-se como o primeiro pátio de compostagem privado na cidade de São Paulo, realizando coletas de resíduos orgânicos em diversas instituições dentro da capital paulista e na região do ABC.

coleta de resíduos orgânicos
Evento de encerramento da Semana da Compostagem vai mostrar aos participantes como acontece o processo. Foto: Planta Feliz Adubo

Os sacos compostáveis utilizados durante o evento são produzidos pela Oeko Bioplásticos e decompõem-se em aproximadamente 30 a 40 dias durante o processo de compostagem termofílica da Planta Feliz, transformando-se em adubo.

O evento conta com o apoio de grandes empresas, incluindo Congraf Embalagens, Envimat Enviroment & Material Handing, Oeko Biopásticos, Dolce Gusto Neo, Kaeser Compressores, Por Favor Menos Lixo, Lellolab, Regera Mundo, Tera Ambiental, XCraft, M2Ambiental, Vivant, Associação Brasileira de Compostagem, Agência Casoca, Ciclo Vivo, Cooperpac, Eko Eventos, Lilly’s Veterinária, PC Pinturas, Sabesp, vereador Rodrigo Goulart e Polo de Ecoturismo.

compostagem
Marina e Adriano, fundadores da Planta Feliz Adubo. Foto: Divulgação