- Publicidade -

Semana da Compostagem em SP terá coleta gratuita de resíduos orgânicos

Além de destinar seus resíduos para compostagem, participantes poderão participar de evento educativo no pátio da Planta Feliz

coleta de resíduos orgânicos
Evento de encerramento da Semana da Compostagem vai mostrar aos participantes como acontece o processo. Foto: Planta Feliz Adubo

A terceira edição da Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem vai acontecer em São Paulo entre os dias 7 e 13 de maio e, para estimular a destinação correta do “lixo” que produzimos em casa, a organização do evento vai oferecer aos paulistanos a chance de enviar de forma gratuita seus resíduos orgânicos para o pátio de compostagem Planta Feliz.

- Publicidade -

“As sobras de alimentos, vegetais, frutas, ovos e demais resíduos, representam mais da metade do que jogamos fora diariamente e, hoje, são um verdadeiro desastre ambiental. Por isso, precisamos conscientizar a população sobre a importância do destino correto dos resíduos sólidos”, explica Marina Sierra de Camargo, fundadora da Planta Feliz Adubo, um negócio de impacto socioambiental.

resíduos orgânicos
Os resíduos orgânicos representam cerca de metade do “lixo” doméstico. Foto: Planta Feliz

Os interessados, devem acessar o site oficial do evento, fazer sua inscrição na plataforma gratuita e solicitar os sacos compostáveis no local mais próximo, em diferentes pontos da cidade, entre os dias 5 de abril e 2 de maio.

Segundo informações da Prefeitura, atualmente mais de 27 mil toneladas de resíduos são enviadas todos os dias para os aterros sanitários. Desse total, 55% poderia ser compostado – os resíduos orgânicos residenciais e as podas e varrições da capital, por exemplo, somam quase 18 mil toneladas por dia.

Compostagem

A compostagem é o processo controlado para transformar resíduos orgânicos em um excelente adubo. É uma atividade pouco explorada pelos brasileiros, que soluciona o problema do impacto ambiental dos resíduos orgânicos, que, sem a destinação correta, contaminam o solo, água e ar, além de contribuírem para a crise climática. Com a compostagem, o que era um problema, é reaproveitado e se transforma em um adubo orgânico com muitos benefícios.

- Publicidade -

De acordo com dados do mapa dos Composteiros do Brasil, o país possui hoje mais de 80 iniciativas de compostagem com pontos para coleta consciente dos resíduos orgânicos.

compostagem termofílica
No processo de compostagem termofílica, os resíduos ficam em leiras e ao final do processo se transformam em um ótimo adubo orgânico. Foto: Planta Feliz

A cidade de São Paulo tem cinco pátios de compostagem públicos em operação, que atendem algumas feiras livres da cidade. A Prefeitura tem como plano aumentar mais três centros de destinação correta com capacidade para 50 toneladas diárias, ao invés das 10 toneladas em funcionamento de cada pátio.

Planta Feliz

A Planta Feliz é o primeiro pátio de compostagem privado da cidade de São Paulo, realizando coletas de resíduos orgânicos em residências, restaurantes, mercados, clubes, condomínios, escolas, indústrias, fábricas e comércios em geral, dentro da capital de São Paulo e ABC.

- Publicidade -

Para a Semana da Compostagem 2023 – a Planta Feliz, recebe grandes parcerias, entidades comprometidas com o meio ambiente e Planeta, entre elas, a Congraf Embalagens e a Dolce Gusto Neo, como patrocinadores oficiais. Oeko Bioplásticos, Pé de Feijão, Progetarre, Rio Alto Energias e Solidos, como patrocinadores e como apoiadores, Earth renewable Tecnologies, M2 Ambiental, PC Pinturas e Vivant.

Na edição de 2022, a capital paulista por meio dessa ação da Planta Feliz, coletou mais de 3,7 toneladas de resíduos orgânicos e o resultado contribuiu para eliminar mais de 2,8 toneladas de GEE (gases do efeito estufa) que seriam lançados na atmosfera. Para 2023, nossa meta para a Semana da Compostagem Planta Feliz é coletar mais de 4 toneladas de resíduos orgânicos e reduzir ainda mais a emissão de gases do efeito estufa.

Composto orgânico produzido pela compostagem pode ser usado como adubo ou enriquecedor de solos. Foto: Planta Feliz

Como participar?

Durante a semana do evento, as pessoas poderão levar seus resíduos em locais distribuídos estrategicamente. A capital de São Paulo terá 12 pontos para coleta seletiva dos orgânicos, divididos entre pontos abertos e exclusivos, que estarão espalhados em alguns bairros da cidade.

Os Pontos Parceiros de Coleta que estão na classificação abertos serão o Instituto Chão (Vila Madalena), Instituto Feira Livre (Centro), Ponto Solidário (Bairro Jardins), Restaurante da Marlene (Parelheiros), Box 16 (Interlagos) e EYWA (Lapa).

Os pontos exclusivos serão: Armazém Jaceguava (Balneário São José) e a lanchonete Guna’s Burguer (Santana) contribuirão com o recolhimento dos próprios insumos produzidos. O Colégio Humboldt (Interlagos) e a Escola Poty (Jardim Sertãozinho) programaram uma campanha para coleta envolvendo alunos e familiares.

semana da compostagem
Imagem: Planta Feliz

A Congraf Embalagens (Jardim Santa Emília) coletará as sobras acumuladas no restaurante e refeitório da empresa. A Luíza Abram Chocolates (Socorro) também coletará os descartes que iriam para os aterros, e os restaurantes Alternativa (Lapa), São Saruê (Vila Guarani) e Pratada! (República) armazenarão seus resíduos orgânicos dos dias 8 a 10 de maio.

Cada ponto de coleta (aberto ou exclusivo), receberá sacos compostáveis da Oeko para suas lixeiras internas, e contentores de 120 litros, para armazenamento dos resíduos. No dia 12 de maio, os materiais armazenados serão pesados e registrados na plataforma da Solidos, um aplicativo que garante o registro e a rastreabilidade de todos os resíduos. Em seguida, todos contentores serão levados para o pátio de compostagem Planta Feliz, situado no Jardim Casa Grande, Zona Sul.

“No dia 13, que é o encerramento do evento, realizaremos a compostagem de tudo que coletamos na semana, convidamos a todos, com suas famílias para participar desse grande acontecimento. Vamos mostrar que é possível diminuir a quantidade de resíduos enviados aos aterros, transformando tudo em adubo!”, conta Marina.

adubo compostagem
A compostagem produz um excelente adubo orgânico. Foto: Planta Feliz

Os interessados em contribuir com o descarte correto dos resíduos orgânicos, devem preencher um formulário para receber os sacos compostáveis e fazer a entrega do resíduo em um dos pontos de sua escolha. A inscrição, estará disponível a partir do dia 05 de abril até 02 de maio. E as inscrições para o evento de encerramento no pátio de compostagem Planta Feliz, dia 13 de Maio já estão abertas!

Lembrando que toda ação, incluindo a participação presencial no pátio Planta Feliz, é para todas as idades e GRATUITA. Para mais informações, acesse: semanadacompostagem.com.br.