Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, o Caminho Niemeyer – um dos mais belos cartões postais de Niterói – será palco da primeira edição do New Flow Festival. Com entrada gratuita, e atividades e atrações para um público de todas as idades, o evento vem com a proposta de trazer soluções para um estilo de vida mais consciente e sustentável, através de um conceito inovador que une educação, arte e entretenimento.

O New Flow Festival insere a cidade no roteiro mundial de movimentos voltados para a Sustentabilidade. O tema está em alta devido à sua importância global, mostrando o quanto é necessário que empresas, instituições e departamentos públicos se envolvam e apoiem projetos com este foco.

Pioneiro na esfera cultural de Niterói, o festival apresenta uma visão positiva e inspiradora sobre o universo sustentável e seus diferentes temas, promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável –ODS’s, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Idealizadoras

A empresária e consultora em moda sustentável, Luísa Barros e a arquiteta e produtora de eventos Amanda Mella – idealizadoras e realizadoras do evento – contam que o objetivo do New Flow Festival é de abrir espaço para pequenas iniciativas e mostrar quem vem trabalhando para um futuro mais sustentável e consciente.

“Queremos criar conexões para que as pessoas repensem seu estilo de vida, e promover encontros para empresas que querem se adequar a projetos neste sentido. Crescer juntos é essencial, pensando na natureza e na economia local. Eu acredito em um futuro colaborativo”, afirma Luísa.

Amanda Mella define sustentabilidade como começar a olhar para dentro de si e entender como viver da melhor forma, consigo mesma, com a sociedade e sua terra. “Sustentabilidade é ressignificar. O que mais gosto de festivais é a experiência que traz pra nossa vida. Um evento desse em Niterói, unindo o conceito de troca, nesse equipamento urbano e arquitetônico tão único, é um impacto por si só. Tenho certeza que uma sementinha de muitas faces será plantada”, comenta.

Programação diversificada

O evento contará com um espaço de moda consciente com feira de troca, stands de moda, brechós e artesanatos locais. Foodtrucks, venda de produtos a granel, feira de orgânicos, produtos naturais e veganos estão entre as ofertas de alimentação.

Para as crianças, haverá um espaço kids, destinado a educação criativa e sustentável; apresentações musicais e circenses, contação de histórias e diversas oficinas lúdicas. O festival terá ainda áreas para instalações artísticas visuais, sensoriais e interativas; Iive painting (pintura ao vivo); apresentações de músicos e bandas de diferentes estilos musicais; grupos de dança e performances.

Além disso, o público poderá praticar diversas atividades livres como aulas de dança, ioga, coletivo de patinação e bike – uma comunidade de ciclistas voluntários apaixonados pelo seu meio de transporte, entre outras atividades.

Evento “de Niterói”

Mais do que um evento realizado em Niterói, o festival é “de Niterói”: com objetivo de promover a cidade, gerar trabalho e renda, fomentar a cultura e trazer informação. A equipe do New Flow Festival é formada por mais de 80% de colaboradores locais – entre produtores, expositores, artistas, apoiadores, voluntários e articuladores.

Como participar?

Para participar do New Flow Festival, basta realizar um cadastro gratuito no site.

A organização pede para que o público colabore com 1kg de alimento não perecível, que será doado posteriormente para o Banco Municipal de Alimentos Herbet de Souza, no Centro da cidade e para os projetos sociais que farão parte do evento.

O New Flow Festival conta com recursos captados através da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói. O evento tem apoio da Ecoponte, do Caminho Niemeyer, da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói; apoio institucional da UFF Sustentável; apoio de mídia da Nova; apoio de campo do Coleta Certa; parceria institucional do Instituto Qualivida; e realização do Muv e Nosso Closet Clube.

New Flow Festival

24, 25 e 26 de Janeiro de 2020 – das 10h à meia noite

Caminho Niemeyer, Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói (a apenas 5 minutos da estação das Barcas e do Terminal Rodoviário João Goulart)

ENTRADA GRATUITA, com pré-inscrição no site ou presencial no dia do evento.

Classificação Livre