Com o objetivo de chamar atenção para o importante trabalho feito por catadoras e catadores de materiais recicláveis, o movimento Pimp My Carroça realiza a 22ª edição do Pimp My Carroça em Circuito. Com uma programação especial voltada a esses verdadeiros agentes ambientais, o evento é gratuito e acontece no dia 30/11, das 9h às 18h, na rua Gustav Willi Borghof, 450, no bairro da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.

Catadores e catadoras de São Paulo terão suas carroças reformadas e pintadas por artistas e grafiteiros convidados pelo projeto e irão receber também itens de segurança, como capa de chuva, luvas emborrachadas, roupas refletivas, dentre outros. Durante a reforma, os catadores poderão participar de atendimentos saúde, bem-estar e beleza, além de prática de yoga e consulta veterinária para seus cachorros, tudo oferecido por instituições parceiras e voluntariado.

Atrações culturais para o público

Aberto ao público, o evento terá diversos food trucks e apresentações de artistas como BNegão, Denise Alves, Lê Coelho, performances do Slam Resistência, além de pocket-show com o palhaço Gari Muccioloco. Outra atividade importante é a roda de conversa com os catadores e catadoras para debater um pouco mais sobre o trabalho e o dia-a-dia destas pessoas.

Segundo Carol Pires, coordenadora do projeto, a ideia é promover um mutirão de melhorias e pintura das carroças, estruturando uma oficina para a realização de serviços de funilaria e convidando artistas visuais que, por meio do graffiti, criam pinturas nas carroças para chamar a atenção das pessoas.

“Queremos destacar a importância do trabalho realizado por esses catadores e catadoras. São eles que contribuem com o meio ambiente, promovem uma cidade mais limpa e aterros menos saturados”, explica ela.

Realizado com base nos modelos de mutirão e voluntariado, o Pimp My Carroça em Circuito acontece desde 2012 e já atendeu 684 catadores e catadoras, com a participação de 1.551 voluntários e 677 artistas. Ao todo, foram realizadas 21 edições em cidades como São Paulo, Salvador, Recife, Manaus, Cuiabá, Brasília, Bogotá, Medellín, Quito, dentre outras.

Para Fabiana da Silva, catadora e morada da Favela do Moinho, em São Paulo, o evento é uma oportunidade de ampliar a visibilidade dessa classe que, por vezes, é esquecida. “Conseguimos ver como está nossa saúde, porque nós catadores esquecemos muito da nossa saúde. Além disso é uma maneira de ajudar a arrumar nossas carroças, com o pouco valor que ganhamos por nosso serviço, não é fácil melhorar nosso objeto de trabalho.”, revela Fabiana.

“Decidimos fazer parte deste movimento porque acreditamos no poder transformador que ele tem na vida das pessoas. Enxergarmos a possibilidade de em conjunto com a galera do Pimp ampliar o conhecimento sobre o projeto. Queremos juntos e cada vez mais disseminar a mensagem da importância desses catadores e catadoras para o meio ambiente”, afirma Richard Lee, Head de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

O projeto é uma iniciativa do Pimp My Carroça, movimento que visa criar visibilidade social e remuneração mais justa para catadores e catadoras de materiais recicláveis, e conta com o patrocínio da Cervejaria Ambev, firmado via Lei de incentivo à Cultura – PRONAC.

Reforma e Pintura de Carroças

30 de Novembro de 2019, das 9h às 18h

Rua Gustav Willi Borghof, 450, Barra Funda, São Paulo

Programação Cultural

9h – 16h: Recreação e oficinas para crianças.

9h – 10h:  Prática de ioga, com Druma Yoga

9h – 10h: Intervenção de Palhaço

10h20 – 10h50: Pocket-show do palhaço Gari Muccioloco

11h00 – 11h30 : Roda de conversa com catadoras e catadores

11h40 – 12h30: Intervenção Terrorismo Poético, Com Slam Resistência

12h50 – 13h40: Show de Denise Alves e MMoneis

14h – 16h: Show de Lê Coelho e banda

17h – 18h: Show do Bnegão

Atendimentos

9h-18h:  Atendimento odontológico, com Centro Acadêmico Odontologia da UNIP e Atendimentos de beleza e bem-estar

9h-17h: Atendimentos de Saúde, com a CSE Barra Funda

10h-18h: Atendimentos Veterinário, com Tobias Pet

10h-16h: Orientações sobre empreendedorismo, formalização e acesso a créditos, com o SEBRAE Móvel