Ícone do site

Feira Agroecológica do Sesc Itaquera destaca protagonismo feminino

Programação gratuita tem show, oficinas e feira com produtos de produtoras da Zona Leste nos dias 30 e 31 de março

Published 28/03/2024
feira Sesc São Paulo

Foto: Sandro Casarini

Uma nova edição da Feira Agroecológica acontece neste final de semana, dias 30 e 31 de março, no Sesc Itaquera. Com o tema Natureza de dentro: identidades femininas, a feira pretende ser um espaço de apresentação de práticas sustentáveis e promover a igualdade de gênero, reconhecendo e celebrando o papel crucial das mulheres no cenário agroecológico. A programação do evento inclui oficinas, show e feira, que terá apenas mulheres da Zona Leste expondo seus produtos.

A mostra já é um projeto consolidado como espaço de valorização do trabalho dos agricultores da região leste da cidade, e nessa edição são as produtoras locais que trazem seus produtos e representam o papel fundamental da mulher na implementação de práticas sustentáveis e na preservação da biodiversidade. A agroecologia é um campo onde as mulheres não apenas cultivam alimentos, mas também oportunidades e empoderamento.

Ao liderar iniciativas sustentáveis, elas quebram barreiras e desafiam estereótipos, provando que a igualdade de gênero é vital para o florescimento de práticas agrícolas equitativas. A participação ativa das mulheres não é apenas um avanço social, mas um catalisador para uma agricultura mais resiliente e justa.

Feiras de mulheres artesãs. Foto: Divulgação | Sesc

O público terá a oportunidade de comprar diversos produtos feitos por coletivos da região, sempre por mãos de mulheres empreendedoras, como velas artesanais, incensos, hidratantes corporais, sabonetes, bijuterias, semi-jóias e cervejas.

A programação paralela inclui oficinas que usam recursos naturais para criar fragrâncias, apresentando um pouco dos saberes das produtoras sobre a terra e seus frutos. E ainda um show do grupo de cantadeiras Clarianas, apresentando músicas extraídas de manifestações populares brasileiras de matriz africana.

Mostra agroecológica

Natureza de dentro: identidades femininas

Com AAZL, Veruza Fernandes, Mulheres do GAU, Pharm Ancestral, Amô, Jardim Encantado, Sylmys Artes, Arterriz, Cerveja Corisca, Olga Maria Sudário de Barros, Aféfé Odará, Ilera, Chama Verde e Mamaecos Jóias. As produtoras da Zona Leste apresentam seus produtos feitos por mãos femininas e com respeito à natureza.

Oficinas

Extração e produção de óleos essenciais e hidrolatos

Os óleos essenciais podem ser usados juntos ou misturados, para os mais diversos fins. Foto: iStock

Aromatizador de ambientes com tinturas herbais aromáticas

Show: Clarianas Apresentam Xirê

O álbum XIRÊ das Clarianas, grupo de cantadeiras urbanas, traz pesquisa e interpretação de canções extraídas das manifestações populares brasileiras de matriz africana, baseando principalmente nas pesquisas do musicólogo Mário de Andrade. Este é o primeiro disco do grupo com cantos de domínio público, dedicados exclusivamente aos Orixás.

Clarianas, grupo de cantadeiras urbanas. Foto: Divulgação
Sair da versão mobile