A exposição de fotos “Everest Sustentável” chega a São Paulo no dia 16 de dezembro de 2019 para apresentar uma campanha de conscientização ambiental e promover atitudes mais responsáveis na trilha do Monte Everest.  

A iniciativa contou com a participação do empresário e ambientalista Caio Queiroz, da empresáriaMariana Britto, do cinegrafista Gabriel Tarso e do montanhista Carlos Santalena, que já atingiu o cume do Monte Everest três vezes.

Gratuita, a mostra acontece até o dia 21 de dezembro, no MitPoint doShopping JK. São imagens da expedição, que revela por meio de um documentário, os aspectos e impactos ambientais inerentes a região do “Sagarmatha National Park”. O objetivo é promover o turismo sustentável e mostrar como é possível realizar uma viagem com o mínimo de impacto ambiental possível.

Documentário e manual de sustentabilidade

Junto com o documentário, que será lançado em meados de fevereiro de 2020, a equipe lançará um manual de sustentabilidade – comportamento responsável na montanha – em inglês e português a ser enviado as agências de turismo que exploram a região.

De acordo com Caio Queiroz, ambientalista que participou da expedição, a exposição será uma forma de mostrar para o público fotos da expedição, e todas as ações sustentáveis promovidas para mitigar os impactos ambientais que caracterizam a região.

“O propósito é mostrar como é possível realizar uma viagem com o mínimo de impacto ambiental – basta um planejamento e organização para evitar a geração de resíduos (“lixo”), racionalizar o uso da água, não desperdiçar energia e ainda ajudar a reduzir os impactos já causados”, explica ele. “Fizemos uma pesquisa pré-viagem para entender como eram as estruturas ambientais da região, para podermos interagir da melhor forma possível, não deixando rastros negativos para trás”.

A empresária Mariana Britto explica que a exposição contará com fotos tiradas por ela e pelo expedicionário Gabriel Tarso, mostrando um pouco do que rolou nessa aventura e toda pesquisa ambiental realizada pela região. “O documentário terá imagens inéditas do lixo deixado na trilha como também entrevistas com os responsáveis pela coleta do lixo na montanha. Parte desse conteúdo pode ser visto na exposição”finaliza Mariana.

Exposição fotográfica “Everest Sustentável”

Local: MitPoint doShopping JK – São Paulo

Data: Dia 16 a 21 de dezembro

Entrada: Gratuita