- Publicidade -

Arraiá Pet em SP incentiva a adoção de cães e gatos

Quase 250 animais estão disponíveis para serem adotados; confira a programação

arraiá pet
Foto: Estância Alto da Serra | ArraiAU

Casamento caipira, correio elegante e até “barraca lambeijo” fazem parte da programação do Arraiá Pet promovido pela Prefeitura de São Paulo neste sábado (17), das 9h às 16h. A festa junina visa incentivar a guarda responsável e a adoção de animais abrigados no Centro Municipal de Adoção.

- Publicidade -

O espaço possui 158 cães e 89 gatos à espera de um lar, entre filhotes e adultos, de diferentes portes, cores e pelagens. Todos os animais já estão vacinados, vermifugados, castrados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA).

“Adotar um animal de estimação requer muita responsabilidade e dedicação. Não basta ter o interesse em adotar, nossos pets precisam de famílias conscientes e amorosas que se comprometam em garantir a saúde, a segurança e o bem-estar deles”, ressalta a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).

Programação

A programação do arraiá temático está repleto de atividades gratuitas, algumas especialmente voltadas para as crianças. Confira abaixo:

- Publicidade -
  • 9h às 16h – Adoção de cães e gatos
  • 9h às 16h – Barraca lambeijo
  • 9h às 16h – Pescaria
  • 9h às 16h – Tenda kids
  • 9h às 16h – Tenda “Que Bicho é Esse?”
  • 9h às 16h – Correio elegante
  • Às 12h – Casamento caipira e desfile dos animais
  • Às 15h – Concurso de fantasia

Adoção

Para adotar um animal, o cidadão precisa ser maior de 18 anos de idade, apresentar Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e pagar uma taxa administrativa no valor de R$ 31,20. Os interessados devem levar ainda uma coleira com guia se for adotar um cão ou uma caixa de transporte caso queira adotar um gato.

adotar
Foto: iStock

O processo de adoção inclui entrevista para avaliação do perfil do interessado. Um dos principais objetivos dessa conversa é reforçar as práticas da guarda responsável, um conjunto de regras básicas que devem ser seguidas pela família que decide adotar como, por exemplo, o fornecimento de alimentação adequada, água, higiene, vacinação, consultas periódicas no veterinário, entre outros cuidados permanentes ao longo de toda a vida do animal.

Como forma de incentivar a adoção dos animais idosos, a prefeitura disponibiliza o cartão Cuida Bem idoso para as pessoas que adotarem um cão ou gato acima de oito anos de idade. O benefício, válido somente para quem adota no abrigo municipal, permite atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer um dos quatro hospitais veterinários públicos da capital.

- Publicidade -

“Uma parte significativa dos animais disponíveis no Centro Municipal de Adoção é de adultos e costumam não ser o interesse prioritário dos munícipes, o que contribui para que alguns deles passem o resto da vida esperando por uma oportunidade de ter uma família. A nossa intenção é reverter esse cenário que nos causa tanta tristeza, afinal, o alojamento deve ser uma estadia de curta permanência para eles”, conclui Analy.

As informações são da Prefeitura de São Paulo