- Publicidade -
crianças Amazônia
O projeto “Amazônia das Crianças” retrata e dá voz a 15 meninos e meninas que vivem na maior floresta tropical do mundo. | Foto: Araquém Alcântara

Um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil, Araquém Alcântara está lançando seu primeiro livro infantil. O livro “Amazônia das Crianças” retrata e dá voz a 15 meninos e meninas que vivem na maior floresta tropical do mundo.

- Publicidade -

No “Amazônia das Crianças”, são elas que contam, em primeira pessoa, como é viver a infância na imensidão do bioma amazônico, em relatos inspirados no cotidiano e nas lendas da região.

As personagens são crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras, que representam a diversidade da Amazônia, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima.

crianças Amazônia
As personagens são crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras, que representam a diversidade da Amazônia. | Foto: Araquém Alcântara

Há também um segundo livro, voltado para escolas, em que essas experiências são desdobradas em conceitos históricos, sociais, econômicos e ecológicos para que os professores possam trabalhar esses temas em sala de aula e mostrar a importância de se preservar um lugar imprescindível para o planeta.

Além das imagens de Araquém Alcântara – que tem mais de 60 livros publicados sobre temas ambientais – a obra traz textos do jornalista Morris Kachani, do educador ambiental Zysman Neiman e ilustrações do artista Angelo Abu.

- Publicidade -

A obra é patrocinada pela C6 Bank e pela Mastercard, que, em parceria com Associação Vaga Lume, também está incentivando a leitura em comunidades de seis estados da região. “Cerca de 2 mil livros serão distribuídos a escolas públicas. Escolas das comunidades envolvidas no projeto receberão a nova publicação de Araquém além de um acervo com 120 outros títulos”, informou o banco patrocinador em comunicado à imprensa.

O livro e o guia podem ser baixados em pdf, ePub para Kindle e Google Play Livros neste site. Além disso, pelo site, escolas, ONGs e bibliotecas que atuam na educação infantil podem solicitar o kit físico gratuitamente. Cada kit contém um exemplar do livro Amazônia das Crianças e um do Guia de navegação para professores – um material que serve de apoio para trabalhar a obra em sala de aula.

- Publicidade -