- Publicidade -

Série no YouTube traz plantas nativas com potencial medicinal

Aprenda sobre 7 plantas na série de vídeos da Umapaz

plantas nativas medicinal
As folhas da Psidium guajava (goiabeira) possuem atividade anti-inflamatória. | Foto: Andreas Kelager, Charles Darwin Foundation.

A natureza possui inúmeros recursos que contribuem para a melhoria na saúde. Das plantas, são retiradas cascas, extratos e óleos tanto pela medicina popular como também pela indústria farmacêutica e cosmética. Buscando disseminar esse conhecimento de forma didática, a Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) lançou uma série de vídeos sobre plantas com potencial medicinal.

- Publicidade -

O foco da série é trazer informações sobre plantas encontradas nos biomas brasileiros, como o Cerrado e a Mata Atlântica. Ao longo de sete vídeos, é possível aprender sobre espinheira-santa, jabuticaba-amarela, pitangueira, entre outras espécies.

Todos os vídeos foram gravados pela biomédica e farmacêutica Linete Maria Menzenga Haraguchi, que coordenou os cursos de Plantas Medicinais e Fitoterapia da Umapaz de 2009 a 2017. Confira abaixo!

Plantas medicinais

O uso de plantas medicinais resguarda saberes tradicionais que são repassados a cada geração. Atualmente, a internet está repleta de dicas e orientações, nem sempre corretas, sobre como aplicar receitas caseiras para as mais diversas enfermidades. Para não cair em ciladas, o melhor é buscar por informações – afinal, muitos dos ativos benéficos hoje são validados pelo conhecimento científico. Uma opção acessível é o curso “Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS)” do Ministério da Saúde.

plantas medicinais
Foto: iStock

Disponível no site do Sistema Único de Saúde (AVASUS), o curso é online e totalmente gratuito. Trata-se de uma capacitação para o uso seguro das plantas medicinais e fitoterápicas.

- Publicidade -