Uma série de empresas começou a disponibilizar cursos gratuitos para quem está em quarentena. Apesar do cansaço mental que muitos vêm passando nos últimos dias, esta pode ser uma chance de se concentrar em alternativas para um mundo melhor. Alternativas que vão muito além da pandemia e possa mudar nosso comportamento daqui para frente. Listamos abaixo cursos com o viés da sustentabilidade que está disponível nas redes, aproveite:

Sustentabilidade em Design de Interiores

Como adotar a sustentabilidade na aplicação de um design interno? Como ser sustentável na hora de projetar os espaços? É para abordar este tema que o Senac EAD está promovendo uma palestra online com a arquiteta Renata de Figueiredo.

Aromaterapia

A partir do dia 30 de março, a naturóloga Vanessa Puton dará quatro palestras para quem deseja trabalhar com aromaterapia. Os conteúdos são totalmente online e gratuitos, mas é preciso garantir sua vaga inscrevendo-se.

Introdução à Horta Urbana Orgânica

Por meio de vídeos no Youtube, você aprende como começar sua horta caseira.

Sistemas agroflorestais para pequenos produtores

Em quatro módulos, os técnicos do Instituto explicam a pequenos produtores rurais como eles podem realizar o sistema de plantio, quais os benefícios socioeconômicos que ele traz e como esse modelo também é importante para a biodiversidade.

Permacultura em situações de colapso

Ao longo das aulas serão tratados temas como produção de alimentos em pequenos espaços, soberania alimentar e autossuficiência de energia e água. Curso é disponibilizado pelo Instituto Pindorama.

Modelo de negócio de impacto socioambiental

O curso como criar um modelo de negócio de impacto socioambiental tem o objetivo de ensinar os conceitos essenciais para o entendimento e a estruturação de iniciativas que promovam as mudanças na sociedade e no meio ambiente. O curso é do Sebrae e tem carga horária de 24 horas.

Introdução ao sistema agroflorestal

Também ofertado pelo Instituto Pindorama, o curso é composto por 13 vídeos. Cada um tem em média 10 minutos de duração.

Capacitação em sistemas agroflorestais da Embrapa

A capacitação tem como público-alvo agentes multiplicadores, agricultores familiares, professores, estudantes e técnicos, bem como outros interessados no tema de sistemas agroflorestais. Com carga horária de 16 horas, o curso se desenrola em três módulos e o participante tem 21 dias para conclusão do curso, após a inscrição.

Cursos em inglês:

Ecodesign de cidades (University of British Columbia, do Canadá)

A proposta é mostrar como a ecologia pode orientar o design para evitar desastres ambientais e melhorar a vida das pessoas. Além de abordar projetos de destaque, também são exemplificadas pequenas ações que podem ser adotadas em qualquer comunidade.

Curso de arquitetura de Harvard

Uma das universidades mais prestigiadas do mundo disponibiliza um curso gratuito de arquitetura. O curso tem duração de 10 semanas, se for investido de três a quatro horas por semana.

Cursos edx

A edx é uma plataforma de aulas online bastante conhecida e reúne diversos conteúdos relacionados à sustentabilidade, confira aqui e aqui.

Cursos da ONU

O programa UN CC:Learn reúne uma série de conteúdos de capacitação sobre mudanças climáticas, economia verde e desenvolvimento sustentável. Apenas um deles possui versão em português: Curso online introdutório sobre mudança climática. Mas há outras opções para falantes de inglês.

Design permacultural

Quais os princípios e técnicas de design de Permacultura? E suas aplicações? A Universidade do Estado do Oregon, nos EUA, disponibiliza um curso em vídeos para aprofundar este tema. As aulas são sugeridas para serem concluídas em 10 semanas.