curso meninas clima
Foto: Suad Kamardeen | Unsplash
- Publicidade -

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a plataforma de conhecimento Força Meninas lança uma iniciativa que coloca meninas como agentes de transformação no combate à crise climática sob a perspectiva dos marcadores de gênero.

O curso O Futuro É Agora se destina a meninas de 13 a 17 anos e tem como foco o impacto das crises climáticas no mundo e como potências femininas podem trabalhar em estratégias e soluções para garantir um futuro mais inclusivo e sustentável.

Ministrado por Amanda Costa e Sabrina Cabral, o curso acontece de forma remota e assíncrona, com cinco horas de conteúdo inédito idealizado por elas. Além de atividades, as participantes também terão contato, através de entrevistas, com outras jovens lideranças do país.

- Publicidade -

As inscrições para a 1ª turma do curso devem ser feitas de 5 a 20 de junho no site da Força Meninas.

“A partir do olhar da desigualdade em relação à crise climática, criamos este curso que conecta jovens como potências transformadoras compartilhando suas realidades e histórias. O conteúdo foi elaborado por muitas mãos e o resultado é uma conversa disruptiva e repleta de aprendizados. Nós acreditamos que a inclusão de meninas para propor novas soluções e perspectivas é o caminho para um mundo mais sustentável,” comenta Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas.

As professoras

Amanda é ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundou o Instituto Perifa Sustentável. Foi reconhecida também como pela Forbes Under 30, LinkedIn Top Voices e Creator, TEDx Speaker e atua como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial.

Sabrina é uma das jovens transformadoras que foram impactadas pela Força Meninas, como ganhadora do prêmio Juntas Somos a Força de 2020. Hoje é líder socioambiental e criadora do Ruma, um projeto que busca o desenvolvimento de lideranças nordestinas sobre assuntos voltados à cidadania e sustentabilidade.

curso meninas líderes clima
Foto: Divulgação | Força Meninas

Além de Amanda e Sabrina, outras mulheres inspiradoras participam das aulas: Anna Luísa Beserra, fundadora do Safe Drinking Water For All, um sistema de filtragem de água coletada a partir de cisternas; Beatriz Diniz, ativista, artista e representante brasileira de políticas públicas para minorias; Ellen Monielle, criadora de conteúdos didáticos sobre veganismo e movimentos ambientais em suas redes sociais; Hamangai Pataxó, líder indígena engajada em sustentabilidade e mudanças climáticas; e por fim, Maria Isabele Farias, estudante de história conhecida por compartilhar conteúdos sobre história e política de forma acessível na internet.

curso meninas clima
Imagem: Reprodução | Força Meninas

“A ERM apoia iniciativas como essa pelo propósito genuíno de contribuir com o desenvolvimento e a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável e por acreditar, de fato, que cada ação pode ser transformadora rumo a um futuro que podemos e precisamos construir juntos”, afirma Claudia Valentim, gerente de recursos humanos da ERM Brasil, patrocinadora do curso.

Força Meninas

Força Meninas é uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras. Com esse propósito, fomenta a transformação na vida das meninas brasileiras, apoiando a construção de novos horizontes para elas. Desde sua criação em 2016 já são mais de 45 mil meninas sensibilizadas em 12 estados e 22 cidades no país.

meninas
Foto: Ernest Brillo | Unsplash

LEIA MAIS:

- Publicidade -