Teve início nesta quinta-feira (22) mais uma edição da Virada Sustentável. São mais de 600 atividades gratuitas espalhadas pela capital paulista, entre shows, oficinas, cinema, palestras e exposições. Dentre tantas alternativas, separamos as oficinas de horta para aqueles que querem começar seu plantio em casa. 

As atividades listadas abaixo vão ocorrer em pontos distintos da capital paulista, então você pode encontrar o que for mais próximo. Para saber o endereço e mais detalhes de cada programação acesse o link de cada atividade. 

23 de agosto 

  • Às 9h30

Hortas Urbanas (Microgreens) – Zona Oeste

Sobre o consumo de microgreens ( ou brotos). Participantes vão plantar bandeja de brotos para levar para casa e desfrutar de lanche com microgreens.

Horta Viva na Praça Nova Lapa – Zona Oeste

Encontro da comunidade com as equipes de Saúde da UBS Parque da Lapa para plantar e investigar as ervas medicinais. Haverá ainda plantio coletivo do jardim de proteção.

  • Às 14h

Da Horta para a Mesa! | Oficina Mulheres do Gau – Zona Leste

Coletivo vai promover oficinas de aproveitamento integral de alimentos, de plantas, de PANC’s e de ervas. Foco é em conduzir novo olhar sobre a natureza e facilitar o acesso a uma alimentação saudável.

  • Às 14h30

Oficina de Mini Horta – Zona Oeste

Proposta é abordar a composição de uma mini horta e os cuidados mínimos necessários. 

Como vivência serão plantados temperos em latas.

24 de agosto

  • Às 10h 

Oficina Jardim Suspenso – Zona Sul

Com o reaproveitamento de garrafas PET, o cultivo de plantas pode ser realizado em pequenos espaços urbanos de forma econômica. 

Planta-Ação Sustentável – Centro

Serão ensinadas técnicas de baixo manejo e fácil instalação, promovendo a alimentação saudável e livre de agrotóxicos e o reaproveitamento de embalagens que seriam descartadas.

  • Às 11h

Horta Doméstica em Garrafas PET – Zona Oeste e Zona Leste

Oficina vai dar orientações e demonstrar como criar uma horta doméstica em pequenos espaços usando garrafas.

  • Às 11h e 13h30

Horta em Pequenos Espaços – Zona Sul

Vão ensinar como montar os vasos, o que plantar, quando plantar, onde deixar para receber sol, quando regar, podar e colher. 

  • Às 12h

Oficina de jardinagem, paisagismo – Zona Sul

Além das atividades ligadas à jardinagem e sustentabilidade, haverá criação de um minhocário utilizando baldes recicláveis.

  • Às 14h

Oficina Mãos à Horta – Centro

O Museu da Energia vai apresentar para o público técnicas de semeadura, plantio e manejo de hortas urbanas.

25 de agosto

  • Às 13h

Horta Sensorial – Zona Sul

Participantes vão despertar os sentidos em brincadeiras que exploram diversos elementos e espécies encontrados nas hortas. No final, todos podem plantar uma muda de espécie comestível.

  • Às 15h

Oficina Minha Primeira Horta – Zona Oeste

Grupo se propõe a responder às seguintes questões: Como escolher as espécies? Quais os melhores suportes? Como se faz o manejo básico? Qual a forma correta de colher?