- Publicidade -

Na Romênia, terminal de ônibus insere cobertura verde e solar

Cidade no país do “Drácula” quer transformar o transporte público a principal alternativa de mobilidade urbana

ônibus cobertura verde
Foto: Câmara Municipal de Brasov

Diversas lendas misturadas com histórias reais formam o imaginário sobre a Romênia, país do sudeste europeu. É de lá que surge, por exemplo, o vampiro mais famoso da história: o Conde Drácula. Deixando a ficção de lado, Brașov é uma cidade medieval, na região histórica da Transilvânia, que está empenhada em transformar o transporte público na principal alternativa de mobilidade urbana para seus moradores.

- Publicidade -

Como parte da estratégia do município para atrair a população para o uso de transporte coletivo, foi apresentado recentemente um moderno e ecológico terminal de ônibus com cobertura verde e solar. O terminal rodoviário dispõe de 12 plataformas de estacionamento para ônibus, sendo que quatro são destinadas a ônibus elétricos e estão equipadas com com postos de recarga rápida.

ônibus cobertura verde
Foto: Câmara Municipal de Brasov

O que mais chama a atenção no novo terminal é sua cobertura, que se divide em duas. Na área de embarque e desembarque, o telhado plano com painéis fotovoltaicos garante a produção local de energia solar. Do outro lado, onde há a rodoviária em si, uma cobertura verde cria um ambiente mais respirável, reduz a temperatura interna em dias de calor intenso e ainda serve como um abrigo atrativo para polinizadores.

ônibus cobertura verde
Foto: Câmara Municipal de Brasov

A inserção de áreas verdes se complementa com o espaço térreo com plantio de 70 árvores e 20 arbustos, o que levará mais conforto térmico aos passageiros enquanto aguardam a chegada do transporte.

O projeto também destina sete vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, possibilitando a acessibilidade e inclusão social.

- Publicidade -

O novo terminal de ônibus de Brașov foi pensado como um hub central da cidade com ligações à estação ferroviária e a 14 áreas da área metropolitana, incluindo o aeroporto. O investimento em estruturas de transporte público tem sido cada vez mais parte da estratégia de países europeus para reduzir suas emissões poluentes e, consequentemente, avançar em suas metas locais de descarbonização.

ônibus cobertura verde Brasov
Foto: Câmara Municipal de Brasov

Outros terminais de ônibus de destaque incluem este terminal de ônibus na Holanda e o inovador terminal intermodal na Polônia.

- Publicidade -