Embelezar paradas de ônibus enquanto ajuda na conservação da biodiversidade. Assim podemos resumir o projeto que está sendo espalhado pelas ruas da cidade holandesa Utrecht. Estima-se que 316 pontos ganharão telhados verdes. 

Implantar coberturas verdes em paradas de ônibus não é uma medida nova. Aqui no CicloVivo já falamos de alguns locais que aderiram à iniciativa. O que surpreende é a quantidade de pontos beneficiados em uma só cidade e, ainda mais, levando em consideração o quanto a ação pode ser eficaz para os polinizadores, tão ameaçados pelo concreto e pouco verde das áreas urbanas.

Além disso, o projeto visa ajudar a melhorar a qualidade do ar, controlando as partículas finas de poeira que são formadas principalmente pelas emissões do tráfego e indústria. O teto verde ainda retém água da chuva e contribui para refrescar ambientes, sendo muito útil sobretudo no verão.  Para finalizar, os pontos são equipados com luzes LED e bancos de bambu.

Estimulando cidadãos sustentáveis

Os moradores que gostarem da ideia da cobertura verde podem solicitar financiamento da prefeitura para converter seus próprios tetos de casa em telhados verdes. Para ser elegível a receber o subsídio, o telhado deve ser maior que 20m2. 

A cidade ainda tem a meta de introduzir 55 novos ônibus elétricos até o final do ano e tornar todo seu sistema de transporte público livre de emissões poluentes até 2028.

A plataforma de vídeos inspiradores BrightVibes mostra detalhes da parada de ônibus com teto verde.

Leia também:

Cuiabá terá 82 pontos de ônibus em contêineres com energia solar e jardim suspenso