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Ponto de ônibus Santander
Foto: Divulgação

O Santander e a Eletromidia, em parceria com a Streetwise, levaram para Porto Alegre 35 pontos de ônibus sustentáveis que consomem energia solar e que têm seus bancos feitos pelas próprias baterias utilizadas pelo sistema. Com placas fotovoltaicas de 330W e recursos de gerenciamento energético, as novas instalações da capital gaúcha têm capacidade de se manter iluminadas por até três dias, autonomia essencial para dias de céu nublado ou de queda no fornecimento da rede elétrica.

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O projeto tem potencial de gerar até 11.500 Wp (watt-pico) nos momentos de maior incidência solar, suficiente para alimentar mais de 150 notebooks ou 85 televisores de 55 polegadas. Já instalados em Porto Alegre, os abrigos sustentáveis Santander serão patrocinados pela marca, inicialmente, até dezembro de 2023.

Além de aproveitar uma energia limpa e renovável, contribuindo para minimizar a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera e reduzir a conta de luz dos contribuintes — que pagam mensalmente a taxa CIP (Contribuição de Iluminação Pública) em suas faturas — a ação também promove a segurança dos usuários do transporte público em momentos de eventual falta de energia.

Foto: Divulgação

Em 2021, o Santander também inaugurou a primeira estação de trem autossustentável do país e, em 2022, promoveu a reciclagem de cem equipamentos de mobiliário urbano que foram instalados no bairro do Capão Redondo, em São Paulo, com o intuito de melhorar a infraestrutura e dar visibilidade aos negócios locais.

Parceria público-privada

Em 2022, Porto Alegre ganhou abrigos de ônibus mais modernos graças a uma parceria público-privada com a Prefeitura, sem ônus para o município. A concessão assinada entre a prefeitura e a Eletromidia prevê que, até 2027, sejam instaladas 1.507 estruturas com vidro, cobertura, bancos, tomadas USB, piso podotátil, iluminação artificial por LED e informação sobre as linhas. Ano passado, mais de 130 foram instalados, 50 deles com painel fotovoltaico.

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A forma de remuneração do contrato para o parceiro privado é a exploração publicitária, que ocorre por meio de painéis colocados próximo aos abrigos. “Nosso objetivo é levar soluções que ajudem na transformação da cidade, proporcionando uma interação diferenciada e positiva no ambiente urbano e que possam impactar a jornada diária das pessoas nas ruas de forma sustentável, conectada e dinâmica”, informa José Carlos Angelucci, diretor de Relações Governamentais da Eletromidia.