Petrolina árvores
Foto: Prefeitura Municipal de Petrolina
- Publicidade -

Para comemorar o Dia do Meio Ambiente em grande estilo a prefeitura de Petrolina, em Pernambuco, se comprometeu a plantar 7 mil árvores em 24 horas. O plantio faz parte do projeto “Orla Nossa – Cidades Ribeirinhas”, que começou em 2017 na cidade e tem como objetivo recuperar matas ciliares de rios e riachos urbanos, para garantir a segurança hídrica desta e das próximas gerações.

Em Petrolina, o Programa Orla Nossa vem realizando diversas ações em toda a região de Orla II, que começa no Círculo Militar e se estende até o último restaurante da via. E no mês do Meio Ambiente, a prefeitura lança o desafio de que outras cidades do Brasil façam o mesmo e plantem cada vez mais árvores.

- Publicidade -

“O desafio vem para instigar o reflorestamento dessas áreas, incentivando ações benéficas à comunidade local e ao meio ambiente, assim como o fortalecimento da integração de toda a bacia hidrográfica com a adesão de outras cidades ribeirinhas.”

Victor Flores, Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina

Para Victor Flores, da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, a recuperação das matas ciliares é fundamental para devolver o equilíbrio ecológico e a qualidade de vida para as áreas urbanas.

7 mil árvores

As Forças Armadas serão responsáveis pelo plantio, com apoio técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. OUtras parcerias que possibilitaram a ação foram firmadas com a Agrovale, que doou as mudas, com a Bayer, para a doação de composto orgânico, e com a Granvalle, responsável pelos contentores.

“Uma ação importante é o monitoramento das mudas que foram georreferenciadas visando acompanhamento e rastreabilidade individual de cada planta durante os próximos quatro anos”, ressaltou a analista ambiental da AMMA, Carolina Carvalho.

A prefeitura esclarece que todas as normas de segurança e protocolos de distanciamento devido à pandemia serão respeitadas, motivo pelo qual a participação de voluntários não será permitida.

A área do plantio já foi sinalizada e está aguardando a chegada das 7 mil mudas!
- Publicidade -