Grafite Garden
Foto: Paulo Masso
- Publicidade -

A intervenção urbana em grandes cidades do mundo por meio de arte, cultura e sustentabilidade tem ganho cada vez mais adeptos. Tanto que no Brasil, a Vertical Garden – empresa especializada em paisagismo e jardins verticais – em parceria com o muralista Eduardo Kobra – têm desenvolvido projetos que tornam os locais em museus a céu aberto.

Inspirado no bairro americano de Wynwood que é mundialmente conhecido pelos seus murais coloridos, a dupla é mais ambiciosa: querem espalhar obras de arte com projetos de jardins verticais em diversos locais do Brasil.

“Quando falamos de arte, não queremos apenas destacar os murais com o grafite, mas sim atentar para um movimento inusitado com os jardins verticais, provocando para a sensibilidade de olfato, tato, percepção do meio ambiente. É um conjunto de toda a arte ao redor”, explica Bruno Watanabe, CEO da Vertical Garden.

- Publicidade -
Grafite Garden
Foto: Paulo Masso

O grande desafio em implementar o conceito de Grafite Garden nas cidades está justamente na busca de propósitos. De acordo com Watanabe, ao criar museus a céu aberto, existe a necessidade de apresentar à sociedade a riqueza da natureza brasileira.

“Se por um lado os jardins verticais chamam a atenção para a sustentabilidade com vegetações nativas e exóticas, a união com os murais grafitados ampliam a voz da sociedade para expressar emoções e sentimentos, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social”, explica.

Grafite Garden
Arte +Cultura + Sustentabilidade formam o eixo da parceria da dupla, que marca presença na Exposição Portinari para Todos, promovida pelo MIS Experience. | Foto: Paulo Masso
Grafite Garden
Foto: Paulo Masso

Foi assim que aconteceu com a estação Vila Olímpia (CPTM), com um projeto que tem 1.000 m² de plantas naturais irrigadas com água de reuso filtrada do sistema de esgotos da estação, com murais de musgos moss e um outro assinado por Eduardo Kobra, que “clama” para um Rio Pinheiros despoluído.

Grafite Garden
Obra de Eduardo Kobra na estação Vila Olímpia. | Foto: Divulgação
estação Vila Olimpia
Estação Vila Olímpia. | Foto: Divulgação

A dupla Vertical Garden e Kobra já implementou mais de 10 projetos de Grafite Garden, sendo um dos destaques a Ecoparada Madero – uma obra de arte que envolve várias questões de paisagismo e sustentabilidade.

Grafite Garden
Foto: Paulo Masso

LEIA MAIS:

- Publicidade -