Por Governo de SP

Um serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começa a ser ofertado com maior frequência na Linha 11-Coral desde a última segunda-feira (4): o Expresso Leste-Mogi. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Isso representa mais de 120 viagens diárias com os trens do Expresso Leste seguindo da estação da Luz até Estudantes, sem necessidade de conexão em Guaianases. Aos sábados e domingos, o trajeto sem transferência entre trens ocorrerá durante todo o horário comercial.

Preparação

Para o lançamento do novo serviço, a CPTM realizou testes durante os fins de semana de janeiro, incorporou novos trens à frota da Linha 11-Coral, promoveu adequações nas estações e treinou equipe de maquinistas.

A eliminação da transferência entre trens em Guaianases é uma antiga reivindicação da população do Alto Tietê. Após Guaianases, o ramal conta com nove estações até Estudantes, a parada final. No trajeto, a média diária é de cerca de 200 mil passageiros transportados.

Implantado no ano de 2000, o trecho do Expresso Leste conta com sete estações, em uma extensão de 21,9 km. Porém, é o ramal mais carregado, com cerca de 515 mil passageiros/dia útil.