O júri que participou do Fórum Moda 2018, evento realizado pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, classificou em primeiro lugar, na categoria Acessórios, a coleção de mochilas produzidas com saco de cimento desenvolvida pelo aluno Eduardo Cruz.

Intitulada “Do Cangaço ao Skate – Um Possível Diálogo Estético”, a coleção tem por objetivo aproximar o consumidor ligado à cultura skatista, que ainda é muito influenciado pelos americanos, com o nordestino. “As mochilas feitas com sacos de cimento mesclam a cultura do cangaceiro, de tanto valor, com a americana, mostrando que é possível aproximá-las, valorizando cada uma delas”, afirma o formando.

Para preservar o material utilizado na composição das mochilas, o estudante utilizou um spray para impermeabilizá-las, além do forro de tecido e nylon, foram costurados por dentro. “Eu utilizo as mochilas no dia a dia, seja para andar de skate, ir à faculdade ou ao trabalho. Inclusive, já estou recebendo algumas encomendas e tenho planos para desenvolver outros projetos que também possam ser comercializados”, complementa.

Além do saco de cimento, o aluno também utilizou sacos de batata, carvão, farinha e cebola para desenvolver a coleção, que contempla carteira, pochete, boné e sapato.