Empresa cria sistema de painéis solares para caminhonetes
Imagens: Divulgação / Worksport
- Publicidade -

A startup canadense Worksport desenvolveu um sistema de cobertura para caçambas traseiras de picapes com painéis solares integrados. Chamado de TerraVis, o sistema produz energia limpa que é armazenada em baterias de alta capacidade.

O TerraVis é capaz de gerar energia enquanto o veículo se locomove ou até mesmo quando estacionado, desde que haja incidência solar. A energia armazenada em baterias pode ser acessada por meio de um inversor integrado. Caso o veículo seja elétrico, o equipamento pode suprir mais de 30% da média de deslocamentos diários, aumentando consideravelmente a sua autonomia. 

O equipamento também pode ser instalado em veículos não elétricos e é possível até mesmo ser remover e utilizar o TerraVis remotamente, como uma mini usina solar que funciona em qualquer lugar. O sistema é capaz de gerar até 1.000 W de energia e as baterias portáteis podem armazenar até 1.500 W no total.

- Publicidade -

Um recurso chave pé uma tecnologia que a da empresa desenvolveu que permite que as baterias descarregadas sejam trocadas em uma janela de 60 segundos, enquanto o sistema permanece em pleno uso, sem que a energia seja cortada.

Empresa cria sistema de painéis solares para caminhonetes
TerraVis™ system

Steven Rossi, diretor da Worksport, explicou que em muitos países a eletricidade utilizada para recarregar veículos elétricos ainda é baseada em combustíveis fósseis, como a energia advinda de usinas de carvão. “Com o início e a adoção de veículos elétricos, vem o problema de amanhã – de onde vem a energia? A TerraVis se esforça para ser a resposta”, diz Rossi.

Mais autonomia para veículos elétricos

Atualmente, o foco da empresa tem sido trabalhar diretamente com fabricantes de caminhonetes elétricas com o propósito de desenvolver e integrar TerraVis em seus projetos, dando mais autonomia e liberdade para seus motoristas enquanto reduz as emissões de gases na atmosfera.

Além de carregar veículos, o TerraVis também tem capacidade para fornecer energia para locais de trabalho, acampamentos e para ajudar em casos de desastres naturais e emergências médicas. 

Empresa cria sistema de painéis solares para caminhonetes

Segundo a startup, o TerraVis é o único sistema de cobertura de caçambas de caminhonetes totalmente modular do mundo. Eles também integram até mesmo alto-falantes, refrigeradores e churrasqueiras elétricas ao sistema.

Veja também a 1ª van movida a energia solar lançada na Holanda.

- Publicidade -