boicote europeus Brasil queimadas
Foto: Mayke Toscano | Secom-MT
- Publicidade -

A quantidade de incêndios no Pantanal em 2021 é a segunda maior desde 2012, atrás apenas do recorde registrado no ano passado. Entre janeiro e meados de outubro de 2021, foram 4.892 focos, contra 8.247 focos registrados no mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Para contribuir com a maior conscientização da população sobre os riscos do fogo para o bioma, o Documenta Pantanal criou a campanha #NaoPonhaFogoNoPantanal. O lançamento acontece no próximo dia 25 de outubro, com uma live que reunirá especialistas e integrantes de organizações que estão contribuindo para a prevenção e o combate aos incêndios na região, como o Cel. Angelo Rabelo, do Instituto Homem Pantaneiro, Leonardo Gomes, da SOS Pantanal e Sandro Menezes Silva, do Documenta Pantanal. O debate será mediado pela jornalista Paulina Chamorro.

“Queremos levar a mais pessoas a reflexão sobre a prática do fogo na região, para que aumente a conscientização sobre os riscos dos incêndios e possamos ter mais ações de prevenção, como temos visto neste ano.”

Mônica Guimarães, coordenadora do Documenta Pantanal.
fogo no pantanal

Por meio de uma campanha junto a artistas, o Documenta Pantanal direcionou R$ 2 milhões para ajudar a SOS Pantanal na formação de brigadas de combate a incêndios.

- Publicidade -

A campanha #NaoPonhaFogoNoPantanal contará com o engajamento de personalidades, que vestirão uma camiseta produzida para espalhar esta mensagem. As camisetas serão vendidas, e os recursos arrecadados serão divididos entre a Brigada do Alto Pantanal e a SOS Pantanal.

Além do debate entre os especialistas durante a live de lançamento, o Documenta Pantanal também promoverá três novas edições da série Aulas Pantaneiras, com o professor Sandro Menezes, biólogo e um dos coordenadores do Documenta Pantanal. As Aulas Pantaneiras são uma série de vídeos curtos e acessíveis, veiculadas nos perfis do Instagram, YouTube e site do Documenta e que abordam diferentes aspectos do bioma.

#NaoPonhaFogoNoPantanal

Quando: 25 de outubro, às 18h (horário de Brasília)
Transmissão:  YouTube do Documenta Pantanal

Convidados

  • Cel. Angelo Rabelo (Instituto Homem Pantaneiro): Presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), organização sem fins lucrativos que tem como missão preservar o Pantanal. Graduado no Curso Formação de Oficiais e em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco, fez mestrado em Gestão de Segurança Pública no Centro de Altos Estudos de Segurança “Cel PM Nelson Freire Terra”. Atuou na implantação da Polícia Militar Ambiental em Mato Grosso do Sul, onde exerceu todas as funções até o comando. Possui inúmeros prêmios pelo seu trabalho de dedicação a proteção da natureza.
  • Leonardo Gomes (SOS Pantanal): Formado em Psicologia pela UFRJ e pós-graduado pelo IPÊ-ESCAS, atuou anteriormente como gestor de projetos sociais em comunidades na América Latina, em projetos que envolviam de mais de 800 centros comunitários e na área de educação profissional, tendo sido responsável pelo maior processo seletivo privado do Brasil e colaborador em programas que formaram mais de 60.000 jovens. Atualmente é Diretor do Instituto SOS Pantanal, onde atua nas áreas de Advocacy, Operações e Relacionamento Institucional.
  • Sandro Menezes Silva (Coordenador Documenta Pantanal): Professor de Ciências Biológicas e Ambientais na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Esteve pela primeira vez no Pantanal em 1984, quando ainda era estudante de Ciências Biológicas. Desde 2005 passou a trabalhar na região, fator que permitiu que passasse a conhecê-la melhor por meio de expedições e pesquisas.
  • Mediação de Paulina Chamorro: Jornalista com mais de duas décadas na cobertura de temas socioambientais, com especial experiência e paixão por grandes expedições na natureza. Foi responsável pela criação de projetos e estratégias de comunicação ambiental por mais de dez anos no Grupo Estado e como colaboradora de diferentes ONGs. Atualmente é apresentadora do Podcast Vozes do Planeta e colaboradora da National Geographic.
pantanal
Foto: Rogério Florentino | Greenpeace

Para mais informações, acesse documentapantanal.com.br.

- Publicidade -