Stella Vita
Foto: Bart van Overbeeke
- Publicidade -

Cair na estrada em uma van elétrica, totalmente movida energia solar, e que ainda possui espaço para comer e dormir. Sonho de muitos aventureiros e nômades digitais, o modelo já existe e agora será apresentado em uma turnê na Europa. 

Stella Vita, como foi batizado, é a mais recente versão de um veículo que vem sendo desenvolvido há anos por estudantes holandeses (veja aqui e aqui). O carro “tamanho família” agora é uma espécie de casa móvel mais compacto do que um motorhome. Ele gera energia solar suficiente não somente para se mover na estrada, mas também para que os passageiros possam tomar banho, assistir TV, carregar o notebook e fazer café. 

A van possui um teto expansível, que pode ser elevado quando está parado. Isso garante conforto para cozinhar, dormir ou trabalhar dentro da van. Outra vantagem é que há painéis solares extras na cobertura que (quando desdobrada) permite duplicar a superfície solar para até 17,5 metros quadrados.

- Publicidade -

“Para o uso diário, foi projetado um interior confortável, o mais leve e eficiente possível. Usando a energia de forma eficiente, Stella Vita pode viajar até 730 km em um dia ensolarado”, explica a startup Solar Team Eindhoven, dos Países Baixos, que desenvolveu o produto. 

A equipe é formada por estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven. O próximo passo do grupo será, a partir do próximo domingo (19), percorrer estradas de Eindhoven ao extremo sul da Espanha a bordo do Stella Vita. Se depender dos estudantes, a indústria automobilística já pode pegar um atalho rumo ao futuro das viagens sustentáveis.

Fotos: Bart van Overbeeke
- Publicidade -