Um dos fatores que mais preocupam os ciclistas que pedalam nas ruas de grandes cidades é o compartilhamento das vias com veículos grandes. Ônibus e caminhões protagonizam boa parte dos acidentes envolvendo ciclistas.

Para mudar este cenário o projeto apelidado de “Campanha para o Ciclismo em Londres” (LCC) planejou um novo modelo de caminhão direcionado, principalmente, ao uso na construção civil. O grande diferencial do desenho apresentado está na cabine do motorista, que deverá dirigir em um nível mais baixo que o atual, próximo à altura dos carros.

Além disso, o projeto inclui grandes janelas se espalhando pelas laterais da cabine, para facilitar a visão do motorista e eliminar os pontos cegos, que representam grande risco aos ciclistas e pedestres.

Esta preocupação com a relação entre caminhoneiros e ciclistas é bastante evidente em Londres, influenciada pela enorme quantidade de caminhões que trafegam diariamente pela cidade e correspondem a 5% do trânsito local. Alguns caminhões de lixo usados na capital inglesa já possuem cabines adaptadas, com um design semelhante ao apresentado.

Para as carretas usadas no transporte de materiais de construção, a indústria utiliza como argumento a segurança dos motoristas que trafegam em ambiente urbano, mas também se locomovem com frequência em estradas.

Replanejar os caminhões usados em todo um setor é, certamente, algo grandioso e ousado. Mas, o trabalho feito em Londres já tem ganhado reconhecimento e o projeto não se trata apenas de mudar um layout, mas sim de elevar a segurança de todos que compartilham as vias. O novo formato do caminhão também não pode vir sozinho, ele precisa vir acompanhado de um trabalho de conscientização para que os motoristas passem a enxergar os ciclistas. Com informações do The Guardian.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.