Projeto reúne grupos de crianças para irem a pé para a escola

Organização de mobilidade e educação busca despertar adultos e crianças para a importância do caminhar.

crianças andam sozinhas
Foto: Carona a Pé

O hábito de ir a pé para a escola já foi muito comum. Hoje nas grandes cidades, deixar uma criança andar sozinha pela rua é impossível.

Nas últimas décadas, o rápido crescimento das cidades, o planejamento urbano deficiente, a hegemonia dos carros em detrimento aos pedestres, a falta de segurança e o aumento da violência, transformaram as ruas em locais perigosos para as crianças.

O sedentarismo infantil é uma das consequências deste cenário hostil. Cada vez mais crianças correm o risco de ficar acima do peso pela inatividade, somada à má alimentação.

A valorização da infância nas cidades, a ideia de cidades mais acolhedoras e inclusivas para as crianças, torna-se urgente para o desenvolvimento infantil saudável. Mudanças de comportamento são necessárias, aliadas à soluções inovadoras e seguras.

São projetos de impacto como o Carona a Pé que oportunizam resgatar a circulação das crianças pelas ruas e tornar a cidade um lugar mais amigável à elas. O Carona a Pé é uma organização de mobilidade e educação que busca despertar adultos e crianças para a importância de andar a pé e construir uma nova relação com a cidade.

Inspirado em programas similares de mobilidade a pé, tais como Pédibus (Suiça), o Carona a Pé incentiva a prática salutar da caminhada.

Tem por objetivo capacitar a comunidade escolar que mora ao redor para caminharem juntos o percurso de ida e/ou volta da escola em pequenos grupos, em um horário pré-estabelecido seguindo uma rota determinada.

Nesse percurso as crianças convivem com seus pares, criam vínculos com a comunidade do entorno, se conectam com a paisagem urbana, passam a conhecer melhor seu bairro e desenvolvem um olhar crítico em relação às questões sociais.

Além de promover a saúde e a socialização, iniciativas como essa contribuem para a melhoria do trânsito, colaboram com o meio ambiente e promovem a saúde das crianças.

O Carona a pé acontece em escolas privadas na cidade de São Paulo, em escolas municipais de Belo Horizonte (MG), e está pronto para ampliar sua atuação em prol de cidades mais amigas das crianças.

Saiba mais sobre o projeto.