- Publicidade -

Periferia de Salvador ganha estações de compartilhamento de bikes

Associações comunitárias serão responsáveis pela manutenção destes espaços.

As bicicletas do programa Bike Salvador, semelhante ao Bike Sampa, já estão em funcionamento desde 2013. O programa, no entanto, contemplava apenas uma parte da população soteropolitana e agora mais moradores terão a oportunidade de utilizar o serviço.

- Publicidade -

O projeto foi estendido para os bairros mais populares e batizado de Bike Comunidade. De acordo com Isaac Edington, coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, a  capital baiana tem potencial para receber 40 estações. Associações comunitárias serão responsáveis pela manutenção destes espaços, por isso, antes da implementação em cada local é sempre preciso avaliar se a comunidade é participativa.

Até agora foram inauguradas duas estações: São Tomé de Paripe (na rua Benjamin de Souza) e Tubarão (na rua Dr. Eduardo Dotto). Ao contrário do Bike Salvador, em que é preciso realizar um pagamento anual, o cadastro desse novo sistema é gratuito e é feito por residência.

Cada lar pode registrar até três moradores. A retirada da bike é feita com um documento de identificação e comprovante de residência. Para mais informações, acesse aqui.

A iniciativa faz parte de uma campanha da prefeitura para melhorar a mobilidade urbana na cidade. Em 2013 foi inaugurada a primeira ciclofaixa e estações de compartilhamento, confira aqui as vias hoje existentes. 

- Publicidade -

Redação CicloVivo