Foto: iStock

Os veículos elétricos ainda não são acessíveis para grande parte da população. Entre as pessoas que podem comprar este tipo de carro, uma preocupação é a rede de abastecimento e o tempo necessário para carregar a bateria.

Um destes problemas pode estar resolvido, graças à uma empresa israelense que desenvolveu baterias que podem ser carregadas em 5 minutos, garantindo uma autonomia de 100 quilômetros.  A StoreDot já oferecia baterias de lítio com carregamento rápido para smartphones e scooters e investiu na fabricação de mil baterias para automóveis.

Bateria garantem 100 quilômetros de autonomia em 5 minutos de carga. Foto: StoreDot

A empresa vai substituir o grafite das baterias convencionais por silicone. Além de baratear a produção, já que o silicone e uma matéria prima mais barata, a substituição resolve os problemas causados pelo grafite com a carga necessária para o carregamento rápido. As primeiras baterias produzidas, no entanto, usam germânio, outro material a prova d’água, e o silicone vai ser usado em uma segunda etapa da produção.

A inovação atraiu a atenção de Elon Musk, que instalou um centro de pesquisa em Israel para acompanhar de perto o trabalho da StoreDot, empresa premiada pela Bloomberg em 2020 pelo pioneirismo na área de financiamento energético.

Com os avanços tecnológicos, o valor dos carros elétricos no mundo vem caindo e os pontos considerados cruciais para o future são a velocidade de carregamento e a rede e abastecimento.

A British Petroleum (BP) também aposta na empresa e investiu US$ 20 milhões nas baterias da StoreDot, mesmo sendo a proprietária de 18,2 mil postos de gasolina no Reino Unido.  De acordo com Doron Myersdorf, CEO da StoreDot, ”a BP sabe que daqui a dez anos, todos estes postos serão obsoletos se eles não substituírem as bombas de gasolina por pontos de carregamento de baterias, que serão o novo combustível”.

Atualmente, a rede de carregamento não tem capacidade de recarregar as baterias da StoreDot completamente em 5 minutos e para que isso ocorra a tecnologia dos pontos de abastecimento precisa se modernizar. De qualquer forma, 5 minutos de carregamento na rede atual garante a autonomia de 100 quilômetros para s carros elétricos com as novas baterias.

recarga carro elétrico
Rede de abastecimento de carros elétricos também precisa ser expandida e modernizada. Foto: Pixabay

Mercado pede inovações

Além da StoreDot outra empresa que tem se destacado na inovação de baterias para carros elétricos é a QuantumScape, avaliada em US$ 3,3 bilhões.

Com investimentos da Volkswagen, a empresa desenvolveu baterias que usam um material cerâmico sólido, ao invés de lítio. O material tem boa densidade energética, custos mais baixos e diminui consideravelmente os riscos de incêndio.

No entanto, a bateria produzida pela QuantumScape precisa de pelo menos 15 minutos para uma recarga de 80%, muito acima dos 5 minutos necessários para a carga da bateria da StoreDot.

A SoreDot e a QuantumScape, com o suporte da Tesla e BP e da Volkswagen e de Bill Gates, respectivamente, são concorrentes neste mercado emergente de baterias para carros elétricos. A perspectiva é que surjam novas concorrentes e soluções.