Japoneses criam estacionamento subterrâneo para bicicletas
Já foram implantados 37 estacionamentos que abrigam cerca de sete mil bicicletas.
Já foram implantados 37 estacionamentos que abrigam cerca de sete mil bicicletas.
As grandes cidades do Japão sofrem com a falta de lugares para estacionar carros e a situação é ainda pior para as bicicletas. Diante disso, a Giken, empresa japonesa de engenharia, desenvolveu um estacionamento subterrâneo para bikes.
A proposta é tornar mais seguro o armazenamento das bicicletas e também incentivar o seu uso como meio de transporte. A empresa enfatiza a importância de oferecer locais seguros para que os usuários possam manter suas bicicletas e que sejam próximos aos centros comerciais. Assim, as pessoas utilizam a opção com mais frequência e facilidade.
“Se o estacionamento de bicicletas está disponível próximo ao destino final, as pessoas utilizam a facilidade com mais frequência. Além disso, ele elimina estacionamentos incômodos nas calçadas”, diz a empresa em seu site.
Apelidada de Eco-Cycle, a tecnologia se assemelha ao modelo já utilizado em algumas cidades espanholas, conhecido como Biceberg. Os fabricantes garantem total segurança das bikes, sem a necessidade de prendê-las a algum ponto fixo ou do uso de cadeados.
Superficialmente, a estrutura se assemelha a um elevador. O uso é simples e o ciclista precisa, apenas, inserir sua bicicleta através de uma porta-automática, que o sistema se encarrega de levá-la até uma vaga desocupada. A ferramenta possui apenas sete metros de largura, mas sua profundidade permite o armazenamento de até 204 bicicletas, por módulo.
O Eco-cycle é feito com materiais pré-fabricados, à prova de terremotos, e pode ser construído rapidamente com um sistema de estacas.
Segundo a empresa, conforme o tempo passa, as necessidades públicas podem mudar. Por isso, é possível retirar as estacas instaladas para fazer a parede do bicicletários e reutilizar para outras finalidades. “O Eco-cycle pode executar a função necessária no período de tempo necessário, e, em seguida, pode ser facilmente removido uma vez que não for mais necessário. Por isso, é considerado uma estrutura funcional, com ciclo de vida pré-definido.”
A empresa também oferece soluções para estacionamento subterrâneo de bicicletas dentro de edifícios comerciais e já implantou 37 estacionamentos distribuídos pelo Japão. Juntos, abrigam quase sete mil bicicletas.
Assista ao vídeo que mostra como funciona o bicicletário:
Redação CicloVivo