O designer italiano Pietro Russomanno desenvolveu uma bicicleta feita em madeira. A BKR é uma mountain bike que possui muitas características inovadoras e sustentáveis, que acabam por garantir conforto e praticidade aos ciclistas.

O quadro da bicicleta desenhada por Russomanno é feito em madeira compensada. Um dos diferenciais é que ele não é totalmente fixo. O quadro é formado por duas placas de madeira, fixadas por grandes parafusos, revestidos por juntas de borracha. Este sistema de vedação, mesclado à madeira, ajuda a reduzir as vibrações e impactos sofridos pela bicicleta.

Outra facilidade aplicada pelo designer em seu projeto é o “Saddle Easy”, um sistema muito prático de ajuste de selim. Com ele, o ciclista precisa apenas apertar um botão para modificar a altura do banco.

O aro e os raios da BKR também são feitos em madeira, mas isso não quer dizer que ela não seja altamente tecnológica. Para elevar o conforto dos ciclistas, ela foi equipada com molas de suspensão dianteira e freio a disco.

Para completar, Russomanno instalou um dínamo na roda da frente, que transforma as pedaladas em energia elétrica, podendo ser utilizada para diversos fins, entre eles manter uma lanterna em funcionamento ou recarregar um celular ou GPS.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.