- Publicidade -
tarifa zero
O novo reconhecimento consolida a trajetória do filme no circuito internacional. Imagens: cartaz do filme

O documentário brasileiro Tarifa Zero – Cidade em Disputa foi premiado na 5ª edição do All That Moves International Film Festival, conquistando o Prêmio de Destaque em Jornalismo em Documentário Brasileiro de Curta-Metragem. Este é o segundo prêmio internacional da obra, que já havia sido reconhecida anteriormente no Short Way.

- Publicidade -

O novo reconhecimento consolida a trajetória do filme no circuito internacional e reforça a potência de sua abordagem jornalística sobre um dos temas mais sensíveis das cidades contemporâneas: o acesso ao transporte público.

“Tarifa Zero – Cidade em Disputa” foi produzido por meio de uma parceria entre a Fundação Rosa Luxemburgo e o Brasil de Fato, unindo compromisso editorial, pesquisa e produção audiovisual para ampliar o debate público sobre mobilidade urbana e direito à cidade.

- Publicidade -

“Receber esse segundo prêmio internacional reafirma que estamos tratando de um tema central para a democracia urbana. A mobilidade não pode ser vista apenas como um serviço, mas como um direito que estrutura o acesso à cidade”, destaca a produtora executiva do filme, Katarine Flor.

Reconhecimento em cenário competitivo

Nesta edição, o All That Moves International Film Festival recebeu centenas de inscrições. O prêmio confirma o status de “Tarifa Zero – Cidade em Disputa” como obra vencedora e reconhecida internacionalmente.

- Publicidade -

Tarifa Zero: um debate que ultrapassa as telas

O documentário investiga as disputas políticas, sociais e econômicas em torno da implementação da tarifa zero no transporte público, evidenciando os interesses em jogo e os impactos diretos na vida da população.

tarifa zero
Cena do filme. Imagem: Divulgação

Para Nina Fideles, diretora executiva do Brasil de Fato, o reconhecimento internacional demonstra a importância de seguirmos pautando temas como o direito à cidade: 

“Esse prêmio mostra que o jornalismo comprometido com os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras também pode alcançar excelência cinematográfica. ‘Tarifa Zero – Cidade em Disputa’ fortalece um debate urgente sobre quem tem direito à cidade e sobre o financiamento de políticas públicas de mobilidade. Importante compreender que o direito à cidade envolve o usufruto pleno de seus equipamentos, infraestruturas e oportunidades e é no acesso concreto aos serviços urbanos e na possibilidade de circular por eles que se define quem é reconhecido como parte legítima da cidade.”

- Publicidade -

Com dois prêmios internacionais no currículo, o documentário consolida-se como uma obra que alia rigor jornalístico, relevância social e linguagem cinematográfica, posicionando-se como referência no debate sobre mobilidade urbana.

Confira abaixo o teaser do documentário sobre Tarifa Zero:

- Publicidade -

Ficha técnica

  • Direção: Caroline Oliveira e Marcelo Cruz
  • Roteiro: Vitor Shimomura
  • Direção de fotografia e montagem: Marcelo Cruz
  • Produção executiva: Katarine Flor
  • Produção: Camila Aguiar de Oliveira
  • Coordenação: Rodrigo Chagas e Rodrigo Gomes
  • Supervisão: Vitor Shimomura