A quadra esportiva da Escola Municipal Anísio Teixeira foi transformada em um circuito ciclístico.
- Publicidade -

Para ter adultos mais conscientes, nada melhor do que investir nas crianças. Um projeto da Prefeitura de Curitiba tem levado aulas de educação para o uso de bicicletas às turmas de educação infantil.

As atividades são direcionadas a crianças do quarto e quinto ano. Na primeira ação, a quadra esportiva da Escola Municipal Anísio Teixeira foi transformada em um circuito ciclístico. Além de pedalar, as crianças aprenderam a sinalizar, conheceram as leis de trânsito e assistiram a vídeos e palestras educativas.

O projeto pretende estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Para isso, os alunos são apresentados aos direitos e também aos deveres dos ciclistas nas ruas. Os professores acreditam que as crianças absorvem as informações e os ensinamentos e depois replicam o conteúdo aos pais e amigos, aumentando o alcance da iniciativa.

- Publicidade -

“Daqui a alguns anos muitos vão estar dirigindo. E se passarmos desde cedo a noção de que a bicicleta faz parte do trânsito, vão ter essa visão quando adultos, e também vão respeitar mais o pedestre, o ciclista. Tudo isso contribui para um trânsito mais seguro na cidade e, se possível, sem vítimas fatais”, opinou a diretora Janete Santiago.

Este foi um projeto piloto, mas o intuito da prefeitura de Curitiba é replicar a proposta em todas as escolas municipais

Redação CicloVivo

- Publicidade -