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Caminhões da PepsiCo têm placas solares e baú de materiais reciclados

Para a fabricação de 400 baús foram reaproveitadas 157 mil garrafas PET e mais de 376 mil embalagens de snacks

caminhões PepsiCo
Foto: Joel Silva

A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, traz um avanço na sua agenda ESG com foco na distribuição de seus produtos. A companhia acaba de anunciar a implementação de mais de 400 caminhões com seus baús feitos à base de BOPP – plástico flexível de embalagens de snacks, além de PET de garrafas recicladas de em sua composição junto à fibra de vidro.

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Além do material reciclado, mais de 250 caminhões têm também painéis solares de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaics – OPV), que garante a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs). A iniciativa está em linha com as metas da companhia, que preveem a redução de emissões de gases de efeito estufa, globalmente, em 40% até 2030.

O filme OPV é a terceira geração da tecnologia de células solares, é semitransparente, leve e flexível, usando materiais sintéticos orgânicos à base de carbono.

caminhões pepsico
Foto: Joel Silva

A PepsiCo conta hoje com uma das maiores frotas do setor de bens de consumo do país, com mais de 4 mil veículos. Os caminhões com baús de materiais reciclados representam cerca de 10% desta frota que têm ainda mais de 160 caminhões movidos a GNV ou elétricos. Com os 400 baús de material reciclado, foram  recuperadas cerca de 10 toneladas de plástico; ou o equivalente a 157 mil garrafas PET e mais de 376 mil embalagens de snacks, garantindo a circularidade desses materiais.

Por meio do investimento nos painéis solares, parte do combustível que seria consumido pelos caminhões agora será substituído por energia zero carbono, captada por meio de painéis instalados no teto dos veículos e fabricados com um filme tecnológico que é mais leve, mais eficiente (em relação ao projeto já vigente na PepsiCo) e propicia a recarga constante da bateria, inclusive com o veículo desligado. Desse modo, o sistema vai contribuir para reduzir ainda mais a pegada de carbono da companhia em sua operação logística. No projeto, serão economizadas cerca de 7,8 toneladas de CO²/ano com os primeiros 250 caminhões, o equivalente ao plantio de mais de 860 árvores.

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Parcerias a serviço do meio ambiente

Por meio da parceria com a Sunew – fabricante brasileira dos painéis solares orgânicos (OPV), a PepsiCo garante uma melhoria operacional em sua frota, com aumento da produtividade tendo em vista que problemas elétricos e de baixa carga geravam horas paradas dos caminhões – e consequentemente, problemas de rota em toda a cadeia.

Os sistemas, que receberam o nome de ORENgE® geram menor emissão de GEEs em relação aos tradicionais painéis solares de silício durante sua fabricação. “O payback de carbono do filme OPV é de menos de 100 dias, comparado com vários anos para as placas solares tradicionais e performa 30% melhor nas aplicações automotivas.” afirmou Felipe Travesso, sócio-diretor da Sunew. 

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Foto: Joel Silva

A instalação dos painéis solares OPV nos caminhões da frota da PepsiCo foi realizada pela Facchini. A empresa instala kits plug-and-play para três modelos de veículos usados pela PepsiCo em sua operação e tem a capacidade de adaptar o sistema para atender qualquer modelo usado. A Facchini também foi parceira da PepsiCo no projeto de desenvolvimento do baú de caminhão que leva diversos materiais reciclados, como o BOPP – plástico flexível, em sua composição.

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