- Publicidade -

Painel solar “origami” leva energia limpa para qualquer lugar

Inspirados na arte milenar do origami e na vontade de ter eletricidade para suas aventuras, italianos desenvolvem painel solar dobrável

painel solar origami
Foto: Levante

A arte milenar do origami inspirou uma startup italiana a criar um painel solar que pode ser dobrado, garantindo facilidade para transportar e usar o equipamento em qualquer lugar, conectados à rede elétrica ou gerando energia fora da rede em casos especiais. A solução foi criada pela greentech Levante e os painéis solares dobráveis são leves para transportar e podem ser facilmente instalados em menos de um minuto, com dobradiças que abrem e fecham imediatamente para facilitar a sua utilização sempre necessário.

- Publicidade -
painel solar origami
Foto: Levante

Esta foi uma solução pensada para levar energia renovável para qualquer, incluindo viagens à lugares isolados, barcos e barracas de camping.  Os fundadores da Levante, Sara Plaga e Kim-Joar Myklebust, adoram acampar e velejar e a necessidade de ter energia elétrica em diversas situações, no mar e na terra levaram a dupla a pensar em alternativas aos painéis solares tradicionais, mais pesados e difíceis de transportar.

painel solar origami
Foto: Levante

Plaga e Myklebust afirmam que seus painéis solares de origami são fáceis de serem implantados e gerar eletricidade mesmo quando dobrados. Aliás, quando dobrados, eles são capazes de absorver mais energia e, dependendo das condições, podem produzir ainda mais eletricidade. Segundo os fabricantes, os painéis podem gerar de 330watts a 500 watts. Mesmo dobrado, o aparelho ainda consegue gerar energia, em torno de 50 watts/hora.

painel solar origami
Foto: Levante

Os painéis solares dobráveis ​​ são fabricados na Itália, usando células de silício monocristalino com 23,4% de eficiência de conversão. Quando estão abertos e expostos ao sol durante todo o dia, podem gerar energia para eletrodomésticos, garantindo cerca de 38 horas de eletricidade para refrigeradores, 27 horas para um computador portátil, quatro horas para um ar condicionado e uma hora e meia para um fogão de indução.

painel solar origami
Foto: Levante

Cada painel mede 2m de comprimento e 1,5m de largura, quando aberto, e pesa aproximadamente de 10kg. Quando dobrado, o equipamento pode ser facilmente carregado como qualquer outro equipamento de camping. Além disso, o painel solar estilo origami pode ser instalado e operado de forma autônoma.

- Publicidade -
painel solar origami
Fotos: Levante

Para testar o fornecimento de energia limpa em condições de isolamento, os painéis solares dobráveis foram testados por um casal que vive em um barco Dan e Kika, navegam pelos mares a bordo do Uma e contam suas aventuras em um canal no YouTube com mais de 400 mil inscritos, onde postam conteúdos em vídeo sobre sua vida na água.

painel solar origami
Foto: Levante

Os testes com Dan e Kika vão servir para que a Levante realize os últimos ajustes nos painéis e comece a comercializar os primeiros modelos.  A produção inclui materiais reciclados da indústria automotiva, como a fibra de carbono, que será utilizada na próxima versão do painel solar.

painel solar origami
Foto: Levante

Graças a sua ideia inovadora e eficiente, a Levante participou de vários programas de aceleração e despertou o interesse do investidor estatal italiano Cassa Depositi e Prestiti (CDP). Com o novo investimento, Sara Plaga e Kim-Joar Myklebust  ganharam uma equipe estruturada e ajuda externa para desenvolver o produto. A empresa lançará uma campanha Kickstarter nos próximos meses para expandir sua lista de clientes e promover a tecnologia fora da Itália.

- Publicidade -
painel solar origami
Foto: Levante