Em um mundo em que tudo parece já existir é preciso criatividade para se destacar. Cientes disso, as empresas britânicas Layer (de design) e RÆBURN (de moda), que trabalham com materiais reaproveitados, se uniram para criar uma coleção de cadeiras de balanço com tecidos de paraquedas e telas soldadas de aço.

Para a criação, foram usados materiais excedentes de paraquedas de ex-militares e paraquedas de frenagem fabricados com material de nylon ultrafino.

Batizada de “The Canopy Collection”, a coleção reúne cadeiras e biombos. Apesar da estrutura ser sempre a mesma, os designers brincaram com as diferentes formas que o material pode apresentar – ora resultando em modelos mais simples ora em móveis mais “conceituais”.

Na exposição das peças, as marcas penduraram um paraquedas semiaberto deixando bem evidente o uso do material e, consequentemente, chamando atenção para suas infinitas possibilidades. Ambas queriam “recontextualizar materiais subvalorizados” e conseguiram.

Até mesmo a escolha de fazer cadeiras de balanço não foi aleatória. As empresas explicam que isso foi “sintonizado na semântica de um paraquedas em voo – a poltrona balança suavemente para frente e para trás, enquanto a tela reconfigurável [o biombo] se inspira na seção e na construção de uma asa”.

Foto: Layer Design

“Foi uma honra fazer parceria com a Layer, o que resultou em uma oportunidade verdadeiramente única para ambas as marcas testarem, aprenderem e, finalmente, alcançarem um projeto tão inesperado quanto experimental. Com artesanato, criatividade e qualidade no centro da parceria, foi fantástico trabalhar para trazer novos materiais e métodos de fabricação à coleção colaborativa”, afirma Christopher Raeburn, diretor criativo da RÆBURN.

A coleção foi lançada em setembro no centro de Londres durante o Festival de Design da cidade.

Todas as fotos: Layer Design