O ano está acabando, mas os cursos e oficinas ainda estão a todo vapor. Quem quer aproveitar ao máximo a programação ligada a sustentabilidade basta ficar de olho neste canal, que sempre compartilha um pouco de tudo: do bate-papo cabeça ao curso para colocar a mão na massa. Abaixo, selecionamos duas dicas bacanas para quem curte o mundo das artes. Ambas vão acontecer na sede da Umapaz, localizada no Parque Ibirapuera.

Curso OrganicaMente Criativa

Neste curso a ideia é trabalhar o cultivo de uma nova consciência ambiental para além das práticas externas. Por meio de atividades artísticas, com reaproveitamento de resíduos, vivências de autoconhecimento e dinâmicas de grupo, serão exercitadas a conexão com o “eu”, despertando talentos, habilidades.

Por meio de vivências e trabalhos manuais, a proposta envolve a transformação dos pensamentos a respeito de consumo, escolhas e ações.

Módulo 1 – Silêncio, contemplação e dinâmicas.

Módulo 2 – Expressão da consciência ecológica por meio da arte sustentável.

Facilitação:

Andrea Campanelli  é artista visual e arte educadora com foco em sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. Há 7 anos dedica-se a projetos que unem arte, criatividade e reaproveitamento como meio de cultivo de bem estar físico e mental através das práticas de artes manuais.

Valéria Amores é pedagoga, idealizadora do Grupo Veganices da Val que proporciona receitas e reflexões sustentáveis, colunista de blogs na área de sustentabilidade e autoconhecimento, voluntária e palestrante na área de qualidade de vida e meditação.

Coordenação:

Eliane T. dos Santos Bosio

Dia: 12 e 26 de Novembro e 3 de Dezembro de 2018, segundas-feiras

Horário: 9h às 12h

Inscrições: aqui

Iniciativas de Design Circular no Brasil

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado, os convidados são recebidos com água aromatizada e chá – com ervas frescas, colhidas no Campo Experimental. No espaço serão apresentados trabalhos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, paisagismo e arte – interagindo com o público participante.

Facilitação:

Carla Tennenbaum cria e ajuda outras pessoas e empresas a criarem produtos inovadores a partir de materiais subvalorizados. Seu trabalho foi reconhecido por prêmios da UNESCO, Fundação do Design Latino-Americano, SEBRAE Top 100 Artesanato, Artemisia Negócios Sociais e International Youth Foundation. Carla é cofundadora da Ideia Circular, projeto que promove a discussão e estímulo a iniciativas de design circular no Brasil, e membro especialista da Plataforma de Economia Circular das Américas.

Coordenação:

Helena Quintana Minchin

Dia: 10 de novembro de 2018, sábado

Horário: 10h às 12h

Inscrições: aqui

Como chegar

Ambas atividades acontecem na sede da Umapaz, localizada no Parque Ibirapuera, na Av. Quarto Centenário, 1268. Para pedestres, entrada pelo portão 7A. Quem for de carro, entrar pelo portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).