- Publicidade -

Os melhores projetos de design e arquitetura sustentável de 2023

O CicloVivo destaca os projetos premiados no Dezeen Awards

melhores projetos de arquitetura
Arquitetura montessoriana na Tanzânia. | Foto: Nadia Christ

A revista de arquitetura e design Dezeen, anualmente, realiza uma premiaçāo para arquitetos e designers de todo o mundo. Em parceria com a empresa Bentley, a Dezeen Awards 2023 anuncia 50 vencedores nesta sexta edição.

- Publicidade -

A premiação inclui quatro vencedores gerais de “projetos do ano” em arquitetura, interiores, design e sustentabilidade. Pela primeira vez, foi criado o Bentley Lighthouse Award, que premia designers que buscam criar um mundo melhor.

“Além de apresentar excelentes designs e designers, estes projetos vencedores também demonstram como o design pode ser uma ferramenta poderosa para a mudança”, afirma Claire Barrett do Dezeen Awards.

Abaixo, o CicloVivo destaca alguns projetos premiados:

A Escola Simba Vision Montessori na Tanzânia ganhou o prêmio de projeto de arquitetura do ano. A escola também foi eleita o projeto educacional do ano.

- Publicidade -

“Este edifício exemplar consegue fazer o máximo com o mínimo. Um projeto verdadeiramente sustentável com um orçamento muito limitado, o edifício proporciona um espaço educacional muito necessário para a comunidade local, que responde às pessoas, ao lugar e ao propósito”, afirmaram os jurados.

 arquitetura escola
Nesta escola na Tanzania, os blocos consistem apenas em 10% de cimento, e as paredes são construídas sem a necessidade de reforço adicional. Foto: Nadia Christ

Já o estúdio de arquitetura londrino Mikhail Riches ganhou o prêmio de sustentabilidade do ano com o projeto Park Hill Fase 2 – que também foi eleito a renovação sustentável do ano.

O projeto consistiu na reconstrução de um antigo conjunto habitacional brutalista.

- Publicidade -

Além de preservar a estrutura original do edifício, um dos principais objetivos do arquiteto Mikhail Riches era melhorar o seu desempenho energético e mitigar a perda de calor através do isolamento.

“Mikhail Riches pegou as ruínas de um projeto habitacional de concreto do pós-guerra, que era um edifício icônico de sua época, e mostrou como cuidar de seu legado e, ao mesmo tempo, dar-lhe dignidade”, afirmaram os jurados.

Abaixo, você confere estes e outros destaques de projetos que levaram em conta a sustentabilidade!

Vencedores de categorias sustentáveis:

  • Renovação sustentável: Park Hill Phase 2, Sheffield, Reino Unido, por Mikhail Riches
melhores projetos de arquitetura
Foto: Tim Crocker
  • Interior sustentável: Lai Zhou Bar, Xangai, China por RooMoo Design Studio

O estúdio de interiores chinês RooMoo ganhou o prêmio de interior sustentável do ano pela reformulação de um bar em Xangai adornado com barris de uísque descartados. O Lai Zhou Bar usou 6.000 sobras de carvalho de barris de uísque.

melhores projetos de arquitetura
Foto: Wen Studio
  • Design sustentável (consumidor): PulpaTronics por PulpaTronics
melhores projetos de arquitetura
Foto: PulpaTronics
  • Design sustentável (produto de construção) patrocinado pelo SketchUp: Erosion Mitigation Units by Reef Design Lab
melhores projetos de arquitetura
Foto: Reef Design Lab
  • Inovação em materiais: Colorifix do The Mills Fabrica Investment Fund
melhores projetos de arquitetura
Foto: Colorifix Limited

Já a fundadora do Natural Material Studio, Bonnie Hvillum, venceu o primeiro Bentley Lighthouse Award. O júri de 2023 saudou o trabalho “intransigente” do estúdio e o pioneirismo no desenvolvimento de materiais de base biológica.

Todos os projetos vencedores podem ser vistos aqui.