Um projeto da ONG norte-americana Sawhorse Revolution pretende construir casas sustentáveis para pessoas desabrigadas que vivem na cidade de Seattle. A organização conta com o trabalho de estudantes voluntários e busca financiamento coletivo para tornar a ideia realidade.

O trabalho da Sawhorse Revolution é semelhante ao realizado por organizações sem fins lucrativos como a “Um teto para o meu país”. No caso do programa norte-americano, as missões são realizadas por jovens do ensino médio, que trabalham sob a orientação de engenheiros e arquitetos.

O projeto para moradores de rua foi apelidado de “Impossible City”. O intuito é construir uma vila composta por pequenas casas sustentáveis e que sejam facilmente removíveis, para serem transportadas para outros locais. O complexo pode abrigar até cem pessoas e, após angariarem os fundos necessários, a construção se baseará em modelos já aplicados e bem sucedidos em situações de desastres.


Imagem: Divulgação

De acordo com a página do projeto no site de financiamento coletivo Indiegogo, os principais materiais usados na construção serão: telhas de alumínio reaproveitadas, placas de rua velhas e fora de uso, janelas recicladas e pallets industriais. O complexo também deve contar com uma central equipada com placas fotovoltaicas, para prover energia para abastecer a comunidade, independentes das redes de transmissão.


Imagem: Divulgação

As residências não contam com cozinhas e banheiros individuais, mas terão sistemas coletivos, para atenderem a todos os moradores.


Imagem: Divulgação

Clique aqui para ver os detalhes deste projeto e saber como ajudar.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.