- Publicidade -

Masdar City é uma iniciativa do Governo de Abu Dhabi, a quarta maior produtora de petróleo do mundo, em parceria com os reis do petróleo dos Emirados Árabes. Projetada para um ambiente árido, de temperaturas médias anuais mínimas de 50ºC a cidade pretende ter emissão zero de gás carbônico, através da utilização de energias limpas.

A cidade, planejada pelo inglês Norman Foster, atende aos quesitos da arquitetura de baixo impacto ambiental, aliando conhecimentos regionais aos materiais produzidos através de tecnologias de ponta.

Masdar City é um novo agrupamento de tecnologia limpa localizado no que se pretende ser o maior centro de desenvolvimento urbano sustentável do mundo. Esta zona econômica especial, localizada a cerca de 17km do centro de Abu Dhabi, será eventualmente o lar de empresas, pesquisadores e acadêmicos de todo o mundo, criando um centro internacional para as empresas e organizações com foco em energias renováveis e tecnologias limpas.

- Publicidade -

O projeto considera a relação de consumo e geração de resíduos. Vários aspectos foram levados em consideração para alcançar o menor impacto. Exemplo disso é o aproveitamento da brisa do mar para resfriamento passivo da cidade através de ruas posicionadas de maneira a canalizar os ventos. O projeto conta com ruas estreitas e edificações construídas para proporcionar sombra e evitar a incidência direta dos raios solares em ambientes externos, além disso serão instaladas torres de vento para resfriar o ar, entre outras coisas.

O transporte interno será por trilhos magnéticos, que utilizarão energia elétrica, substituindo os automóveis. As edificações terão painéis solares nas coberturas, para geração de energia. Uma usina solar será responsável pela produção de energia limpa e armazenamento do excedente. Para reduzir o volume de resíduos, será usado o processo de compostagem e reciclagem dos outros materiais. Outro importante fator é a documentação dos habitantes, que será totalmente digital, evitando o uso de papel.

Masdar é uma cidade onde as tecnologias atuais serão financiadas, pesquisadas, desenvolvidas, testadas e comercializadas. As principais empresas multinacionais do setor de tecnologia limpa, bem como as pequenas e médias empresas e empreendedores emergentes irão localizar escritórios de vendas e marketing, centros de demonstração, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e sede, na cidade.

A cidade é ancorada pelo Instituto Masdar de Ciência e Tecnologia – instituição de pesquisa orientada que conta com a colaboração do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) para desenvolver e oferecer cursos focados na educação e pesquisa em solução de energia avançada, tecnologias sustentáveis e políticas.

A cidade próxima a Abu Dhabi será a casa de residentes e viajantes que vão viver as inovações tecnológicas que estão sendo desenvolvidas nos laboratórios da cidade, e nos centros de investigação e demonstrações. O município árabe é um banco de ensaio para novas abordagens, planejamentos, projetos, engenharia, construção e desafios operacionais envolvidos na criação de cidades ambientalmente sustentáveis. Os reflexos desse grande projeto serão sentidos nos planejamentos de outras cidades sustentáveis do futuro.

Masdar City irá atrair os mais altos níveis de especialização internacional, acadêmicos, comércio e moradores. Ao reunir esses recursos, a cidade definirá um ponto de referência que acabará por apoiar o desenvolvimento sustentável em Abu Dhabi e na região, bem como fornecer um modelo funcional para a vida sustentável em todo o mundo.

A construção começou em 2008 e apenas dois anos depois, os primeiros prédios estavam previstos para inaugurar no terceiro trimestre de 2010. A multinacional General Electric é parceira estratégica do projeto da cidade e vai construir lá o seu primeiro Centro Ecomagination. O local promoverá soluções de negócios sustentáveis que darão apoio ao desenvolvimento e implantação de novas tecnologias.

Masdar City, foi projetada pelo renomado escritório de arquitetura e planejamento Foster + Partners; será construído em seis quilômetros quadrados próximos ao Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.

Confira o vídeo sobre a cidade

[VIDEO:welcome_to_masdar_city]

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -