- Publicidade -

A capital inglesa acaba de ganhar mais um incentivo a favor da sustentabilidade. O Volvo B5L, primeiro ônibus de dois andares movido a hidrogênio, do Reino Unido, começou a circular na última sexta-feira (10) pelas ruas de Londres.

O trajeto percorrido pelo modelo é em uma linha turística bastante popular na cidade e o projeto prevê o lançamento de mais sete carros do mesmo modelo em 2011. Além disso, juntamente com a estreia do ônibus ocorrerá a abertura da maior estação britânica de abastecimento de hidrogênio.

A iniciativa beneficia o meio ambiente, pois impede as emissões dos gases de efeito estufa e foi visto com bons olhos pelos britânicos, que acreditam que esse seja um motivador para o desenvolvimento da tecnologia pelo país.

- Publicidade -

Ao invés de lançar gás carbônico na atmosfera, o modelo criado especificamente para Londres, produz vapor d’água e consegue rodar até 18h sem precisar abastecer. Além disso, as baterias instaladas no interior do ônibus são capazes de armazenar a energia gerada pela célula de hidrogênio e a energia produzida durante a freagem.

David Edwards, representante da fabricante Transport of London, explicou que os novos ônibus e a tecnologia nele instalada serão monitorados e, quando confirmarem se realmente são adequadas às necessidades dos londrinos, a frota pode ser estendida.

A Volvo, empresa que desenvolveu os ônibus britânicos a hidrogênio, já havia realizado o mesmo trabalho em Vancouver, no Canadá, onde foram instalados 39 carros com esse perfil em 2009.

Com informações do Estadão

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -