- Publicidade -

Localiza inaugura lojas construídas com blocos de plástico reciclado

Com blocos que se assemelham a peças de Lego, cada loja reaproveita mais de 2 toneladas de resíduos plásticos

loja localiza blocos de plástico
Foto: Divulgação | Localiza

Duas lojas da rede da Localiza Seminovos foram construídas com o mesmo sistema tecnologia usada pela TETO para construir as moradias Semente Eco Sustentável. Desenvolvido pela empresa Fuplastic, o método de construção modular usa blocos de polipropileno reciclado – tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a altas temperaturas. Os blocos se encaixam como peças de brinquedos de montar.

- Publicidade -

Cada loja ajuda a dar um destino ambientalmente responsável a mais de 2 toneladas de resíduos plásticos. “Além de não gerar resíduo, o método ainda recicla um material que, segundo dados recentes do Pacto Global da ONU, poderia chegar aos oceanos. O estudo aponta que 1/3 do plástico produzido no Brasil corre o risco de ter os mares como destino”, afirma Daniel Linhares, diretor de Gente da Localiza&Co.

resíduos plásticos reciclagem
Foto: Localiza

Feito a partir da reciclagem de embalagens, brinquedos, peças de automóveis e utensílios como copos e cadeiras, entre outros resíduos de polipropileno, o tijolo dispensa o uso de tinta, gesso e cimento, reduz em 90% o consumo de aço, evita desperdícios – já que as perdas materiais na construção civil podem chegar a 8% do total e as perdas financeiras podem corroer até 30% do capital investido – e ainda diminui em 70% o tempo de implantação da loja por ser um método construtivo industrial, com módulos padronizados que são previamente planejados, fabricados e montados.

bloco de plástico reciclado construção
Foto: Divulgação | Localiza

Além de ser leve, modular, reciclado e reciclável, o bloco também é um material com eficiência acústica e térmica, demandando menor uso de energia elétrica. Por fim, esse tipo de construção emite 90% menos CO2 do que uma construção similar em alvenaria, contribuindo para a estratégia ESG da Localiza de avançar para uma economia de baixo carbono, utilizando recursos de maneira eficiente.

As duas lojas construídas com blocos de plástico reciclado foram inauguradas no Shopping Tamboré (Barueri, São Paulo) e no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte.

- Publicidade -
loja localiza blocos de plástico
Foto: Divulgação | Localiza

“Um dos desafios da área de engenharia da Localiza&Co é apoiar a estratégia ESG da Companhia e, para isso, mantemos um grupo de estudo focado em encontrar soluções que sejam mais sustentáveis, economicamente viáveis e escaláveis. Essa tecnologia de construção entrega esses requisitos e tem potencial para ser um formato replicável em todo o Brasil”, complementa Stefan Zeller, gerente de engenharia da Localiza&Co e idealizador do projeto.

Metas de Sustentabilidade

A L&CO fechou 2022 com crescimento de mais de 50% no uso de energia proveniente de fontes renováveis em comparação com 2021, alcançando a marca de 5 milhões de kWh de energia limpa utilizados em suas agências de aluguel, lojas de seminovos e operações. O resultado positivo deve-se a uma estratégia que contempla diferentes frentes, como a geração distribuída por meio da instalação de placas fotovoltaicas em lojas e agências, por exemplo.

Além disso, a Companhia prioriza equipamentos e soluções eficientes como migração de lâmpadas comuns para tecnologia LED, telhados translúcidos, utilização de equipamentos de ar-condicionado inverter, sensoriamento de ambientes e uso de dispositivos que ativam e desativam automaticamente a iluminação.

- Publicidade -
fachada localiza
Foto: Localiza

Em relação aos resíduos sólidos, a Localiza&Co busca, constantemente, soluções que evitem o destino para aterros sanitários. Para isso, estabeleceu parcerias com projetos de logística reversa para baterias e vidros automotivos, reciclagem de pneus e para o processo de refino de óleos. No quesito água, a Companhia atua em duas frentes principais: a ampliação e a melhoria contínua da técnica de higienização a seco e a redução do consumo interno, tanto nas agências e filiais, quanto na sede.