O designer holandês Simon Akkaya teve uma ideia simples e muito criativa para ajudar a doação de objetos em condições de uso. Ele desenvolveu saco plástico resistente e transparente para as pessoas descartarem coisas em bom estado.

A lógica por trás do raciocínio do projeto, apelidado de Goedzak (que significa “simples”, em holandês), é bastante objetiva. Existem diversos utensílios que permanecem por anos somente ocupando espaço nas residências, até o momento em que o proprietário resolve descartá-los. No entanto, muitos destes materiais estão em plenas condições de uso e seriam de grande valia a outras pessoas.

O Goedzak foi criado para evitar que todas essas coisas boas sejam descartadas em sacos de lixo e tenham o mesmo triste destino dos resíduos que vão para aterros ou lixões.

Guardando os objetos neste saco, qualquer pessoa que passe por ele na rua consegue identificar o conteúdo e, então, pode levar aquilo que julgar valioso. O legal é que assim é possível manter tudo limpo e distante de resíduos que, porventura, pudessem danificar coisas que estão em bom estado. A embalagem também pode ser reutilizada por inúmeras vezes.

“O Goedzak oferece aos bons itens uma segunda chance. Ele também estimula as pessoas a disporem seus produtos de maneira mais consciente e sustentável, para estender a vida útil destes objetos”, explica o designer em seu site. O projeto foi criado durante um curso de graduação, cujo intuito era usar o design em prol do desapego.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.