O antropólogo Koh Onozawa e o designer de móveis Franz Ignacio criaram um amplificador de bambu para celulares e smartphones. Chamado de Loudbasstard, o gadget é produzido manualmente e não precisa de eletricidade para ser utilizado.

 Ao desenvolver o amplificador, Onozawa pensava em criar uma nova fonte de renda aos artesãos da cidade de Cebu, nas Filipinas. Como o material é encontrado em abundância nesta região da Ásia, o manejo torna-se ainda mais sustentável. Assim, os próprios artesãos do local cortam o bambu, tingem e finalizam o produto, que não possui circuitos eletrônicos.

O fato de o bambu ser um dos materiais mais versáteis na indústria verde também atraiu a atenção de Ignacio, que elaborou o projeto do amplificador. De acordo com os criadores, embora a acústica do gadget sustentável seja indicada para celulares e smartphones, o Loudbasstard não tem o mesmo desempenho para sistemas de som mais complexos, como rádios e amplificadores de instrumentos.

Além de poupar energia, a invenção vai contra o descarte de materiais eletrônicos, uma vez que o amplificador pode ser utilizado para aumentar o volume de celulares e smartphones de todos os sistemas.  Os tocadores de mp3 também podem ficar mais turbinados com o Loudbasstard, que já está à venda no site dos fabricantes.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.