- Publicidade -

A capital e cidade mais importante do Qatar, Doha, receberá em breve uma construção muito diferente e sustentável. O projeto, chamado Alpha Point, foi o vencedor em um concurso e por isso será edificado em Doha. O prédio foi desenhado pela empresa espanhola, Xavier Vilalta Studio, e, conforme divulgação, será abastecido com sistemas de energias solar, hidráulica e eólica.

O projeto teve como partido a captura da cultura e essência da cidade de Doha, utilizando formas tradicionais e ancestrais para projetar um edifício moderno com alta tecnologia.

O design foi planejado à partir de seu entorno, o que o deixa em  vantagem para utilizar os recursos naturais. Seu projeto foi inspirado na arquitetura vernacular para mitigar os problemas relacionados ao clima, água, energia e insolação. O projeto combina o design passivo (arquitetura) com sistemas ativos (tecnologia) para tornar o edifício sustentável.

- Publicidade -

A fachada diferenciada do edifício foi baseada padrão árabe de cerâmicas. A fachada define e sombreia os espaços semi-abertos até o interior dos edifícios e se estende para fora, aumentando a conexão entre o interior e o exterior do edifício.

Por ser inteiramente transparente a construção aproveitará toda a iluminação natural do local. Esse mesmo fator atrairá ainda mais turistas, pois será possível ver toda a paisagem da região estando em qualquer lugar do prédio.

+ XVStudio

- Publicidade -