floresta urbana
Foto: Koichi Takada Architects
- Publicidade -

Um prédio carbono neutro coberto por 550 árvores e mais de 25 mil plantas nativas foi projetado para a cidade de Brisbane, em Queensland, na Austrália. Com 20 andares, o edifício promete ser o “mais verde” do país. O governo acaba de aprovar a construção.

O prédio batizado de “Floresta Urbana” será uma torre residencial de uso misto. Haverá 194 apartamentos, tendo um jardim na cobertura e um parque público no nível do solo. Mas, o que mais chamará atenção serão as espécies vegetais que formarão uma enorme fachada viva.

Desenvolvido pelo escritório Koichi Takada Architects, o edifício é baseado em princípios de design passivo que aproveitam ao máximo o clima subtropical, maximizando a luz natural e permitindo a ventilação cruzada.

- Publicidade -

Cada apartamento terá sua própria varanda e os jardins verticais vão proporcionar sombra natural e isolamento térmico. Os moradores também terão acesso a um jardim na cobertura com vários espaços sociais comuns.

“A integração [com a vegetação] de espaços privados e públicos visa restaurar um senso de comunidade, os ‘espaços de respiração’ para a interação social e bem-estar. Reduz o tipo de isolamento experimentado na vida residencial em arranha-céus”, afirma o escritório de arquitetura.

Outras características incluem painéis solares para geração de energia renovável, jardins irrigados por captação de água da chuva e tratamento de águas cinzas, compensação de carbono e o uso de materiais de origem sustentável e de alta qualidade e baixa manutenção. Por se tratar de um edifício de baixo consumo de energia com alta eficiência hídrica, os custos operacionais também são reduzidos.

A construção buscará a classificação Green Star de 6 estrelas, equivalente ao LEED Platinum – certificação da Green Building Council (GBC).

O plantio vertical em arranha-céus faz parte de um novo movimento que vê os arquitetos trazendo de volta os benefícios de vegetação, biodiversidade, oxigênio e saúde mental para a vida urbana.

O mais proeminente arquiteto a projetar edifícios com jardins verticais é Stefano Boeri, responsável por diversas “florestas urbanas”. Confira abaixo:

- Publicidade -