O designer francês Mathieu Lehanneur cria projetos inovadores com propostas ecológicas. Seu projeto conceito denominado River Plant Aquarium é uma instalação que traz os benefícios da natureza para um ecossistema local dentro de casa.

Este aquário não é apenas uma peça interessante de decoração, mas também uma incubadora de peixes e horta. O projeto foi inspirado no ecossistema natural encontrado dentro de um rio, usando a hidroponia e um aquário refrigerado como uma incubadora de peixes de água doce.

O mecanismo é simples: os vegetais que crescem acima do reservatório usam a água do tanque dos peixes para o sustento, enquanto, filtra e purifica a água para os peixes que estão abaixo. Além disso, os vegetais renovam o ar do ambiente.

Este processo não usa nenhum tipo de nutriente químico, mas baseia-se na Aquicultura (criação de peixes e cultivo de plantas para uso do homem) e usa somente a fração de água necessária para a produção das plantas.

Deste modo, o “rio local” visa substituir a decorativa 'TV aquário' por uma igualmente decorativa, mas também funcional. Para quem não têm espaço para plantar seu próprio alimento no quintal, esta pode ser uma solução eficaz. Com informações My Office.

Redação CicloVivo

 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.