O designer espanhol Raúl Laurí apostou em um produto curioso. Trata-se de uma lâmpada em formato de caneca, feita a partir de pó de café usado. A criação da peça inusitada foi desenvolvida em dois anos.

Laurí utiliza borra de café que seria descartada, mas antes de usá-la, ela passa por um tratamento especial. Apesar de não explicar detalhadamente o processo, sabe-se que é por meio de calor e pressão que o objeto de materiais naturais adquire a forma de uma caneca. A lâmpada foi apelidada de Decafé.

O design da luminária é interessante e simples: basta colocá-la em sua base para que ela se acenda. No processo de criação, a cor e o aroma do café foram mantidos no produto. 


Decafé

Segundo o artista, a Decafé é uma reflexão sobre o ciclo de materiais naturais que passam pelas nossas mãos diariamente. Ele propõe uma segunda vida aos restos de café e aproveita o aspecto emocional do produto, importante no dia-a-dia das pessoas e na cultura de muitos povos.


Decafé

O projeto do espanhol foi premiado na Semana de Design de Milão 2012 em reconhecimento para o projeto de pesquisa, desenvolvimento e experimentação com materiais sustentáveis. A coleção apresentada no evento inclui mesa, lâmpadas de assoalho, assim como utensílios de mesa decorativos. Com informações do Ideias Verdes.


Decafé

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.