O Mercado Dekalb é uma novo ponto turísitco de Nova York, Estados Unidos. Localizado no Shopping Downtown Brooklyn, o espaço foi construído a partir do reaproveitamento de uma coleção de 40 contêineres recuperados. O mercado reúne em um ambiente comunitário, 22 empresas locais, como cafés, uma coleção restaurantes, viveiro, mercado de alimentos, eventos, espaço para apresentações e vendas, além de uma estação de rádio de internet. 

O Dekalb une  esforços para atender os quatro critérios no planejamento e operação contínua do mercado:

Empreendedorismo – fornecer uma oportunidade econômica para empresários independentes e pessoas criativas em quatro grandes categorias: makers, artistas, agricultores, chefs.

Qualidade – cuidado com a qualidade, originalidade e valor das ofertas para proporcionar uma experiência interessante para a comunidade.

Comunidade – através da justaposição de uso, criar um local onde a comunidade se reúna e um mercado – não apenas para produtos – mas também para bens intangíveis de cultura, educação, sentidos e ideias. 

Sustentabilidade – para considerar conscientemente o design e divulgar os vários sistemas e recursos utilizados pelo mercado, produto do fornecedor e visitantes, tais como água, resíduos, energia, capital, conhecimento e saúde, para reduzir tanto a dependência, quanto o impacto sobre lugares distantes. 

O mercado modular inaugurado em 23 de julho ficará aberto todos os dias da semana. É facilmente visitado por meio do transporte público e tem estacionamentos nas vizinhanças. O mercado também está próximo das principais atrações de Nova York como o “BAM”, a  ponte “Brooklyn Bridge” e o museu “New York Transit Museum”. 

A redefinição do local e das unidades de armazenamento é um projeto desenvolvido pela Urban Space com a Young Woo & Associates.  A empresa Urban Space defende as construções em contêineres há 30 anos e está por trás de espaços públicos de sucesso e mercados temporários, incluindo o Camden Lock, no norte de Londres, e o Mercado de férias Union Square, em Manhattan. 

Os criadores esperam que o mercado una a comunidade na arte, varejo e design, e exerça uma função “verde” no meio do centro do Brooklyn.

"Este é o primeiro de seu tipo nos EUA", disse Jessica Tolliver do Urban Space. "Nós realmente nos concentramos em entrar em áreas que não estão sendo usadas ​​em seu potencial e colocamos alguma coisa lá para a comunidade apreciar." 

O Mercado Dekalb vai aproveitar uma parecela não utilizada do terreno adjacente ao Centro Fulton. Os empreendedores querem apoiar pequenas empresas locais e estão animados para introduzir um mercado único para o bairro.

 

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.