- Publicidade -

Casa na árvore “de gente grande” surpreende pelo conforto e instalações

Com energia solar, casa na árvore foi projetada para ter impacto mínimo no meio ambiente e oferecer experiência única na natureza

casa na árvore
Foto: Fort Treehouse Co.

Estar perto da natureza traz inúmeros benefícios e as árvores são uma das formas de vida que mais representam o mundo natural, seus ciclos e encantos. Talvez por isso a ideia de ter uma “casa na árvore” seja tão presente na infância. Mas, uma empresa canadense, transformou esse sonho de criança em uma realidade para adulto nenhum botar defeito.

- Publicidade -
casa na árvore
Foto: Exploring Alternatives

Fort Treehouse Co. construiu uma casa na árvore de dois andares e com 34 metros quadrados. A casa ganhou o nome de Baltic e impressiona pelo conforto e instalações. Tem cozinha, banheiro, sala de estar, um quarto confortável para dormir, além alguns luxos, como uma banheira de hidromassagem externa a lenha. Para completar, a “casinha” tem características sustentáveis: usa energia solar e iluminação natural, que vem de grandes janelas que garantem ainda a paisagem deslumbrante do topo das árvores.

casa na árvore
Foto: Exploring Alternatives

A preocupação com o meio ambiente esteve presente no processo de construção, que usou técnicas para proteger as árvores. Entre os cuidados, nenhum grande maquinário foi usado pois os equipamentos poderiam trazer riscos para as raízes superficiais que absorvem água.

casa na árvore
Foto: Exploring Alternatives

Em vez disso, um sistema complexo foi usado para que grandes suportes e pedaços de materiais fossem colocados por cordas puxadas à mão. Os fios e encanamentos passam por um conduíte isolado. O projeto manteve os troncos no exterior para garantir que não haveria grandes diferenças de temperatura entre diferentes partes das árvores.

casa na árvore conduíte
Foto: Exploring Alternatives

A casa fica em uma plataforma a 4 metros do chão que é suportada por uma estrutura presa às árvores. A plataforma também funciona como um pequeno deck externo, que tem um chuveiro escondido pelos troncos das árvores.

- Publicidade -
casa na árvore canadá
Fotos: Fort Treehouse Co.

Antes de escolher quais árvores iriam receber a Baltic, a empresa consultou um arborista que usou tomografia para testar quais árvores eram as candidatas mais fortes e saudáveis. Cam Green, fundador da Fort Treehouse Co., explica que é necessário ser muito cuidadoso em relação à fisiologia da árvore e os parafusos que vão fixar toda a estrutura, garantindo que os danos sejam mínimos. A empresa desenvolveu seu próprio sistema de fixação para distribuir melhor o peso da casa entre os dois lados da árvore, evitando a sobrecarga.

casa na árvore estrutura
Foto: Exploring Alternatives

“Temos alguns equipamentos muito especializados que suportam a casa da árvore e garantem a longevidade das árvores. No exterior da árvore, cerca dos primeiros dois centímetros, é onde estão todas as células vivas que estão absorvendo alimentos e armazenando açúcares. No meio [da árvore] é madeira – é madeira, é madeira, é o suporte para a árvore. Portanto, ao colocar a estrutura distribuída por toda a árvore, você está colocando a carga de forma segura”, explica Cam.

casa na árvore entrada
Foto: Exploring Alternatives

O encanto do exterior se mantém no interior da Baltic. Ao entrar, existe um espaço para sentar e tirar os sapatos. A sala de estar é linda e possui uma janela imponente que permite a entrada da luz do sol, aquecendo o piso de adobe vazado feito com uma mistura de argila local, areia e palha. Este piso de terra absorve o calor do sol e o libera lentamente ao longo do dia para manter a casa aquecida.

- Publicidade -

Para os dias de frio mais intenso, há também uma lareira. Painéis de compensado de bétula báltico revestem as paredes.

casa na árvore interior
Foto: Exploring Alternatives

A cozinha é compacta, mas tem tudo o que é necessário: fogão, forno, pia e frigobar. O banheiro também fica no primeiro andar e possui um lindo chuveiro, vaso sanitário e pia em estilo vintage.

casa na árvore banheiro
Foto: Exploring Alternatives

O quarto é acessado por uma escada inspirada nas usadas em navios e é cercado por janelas por todos os lados, garantindo iluminação, ventilação e o contato visual com a paisagem.

casa na árvore escada
Foto: Exploring Alternatives
casa na árvore quarto
Foto: Exploring Alternatives

Para quem estiver no Canadá, na região Norte de Toronto, a Baltic  está disponível para estadias de curta duração, com preços a partir de cerca de US$ 334 por noite.

Quer saber mais sobre a Baltic? Assista o vídeo do canal Exploring Alternatives e siga o perfil do Instagram.

casa na árvore
Foto: Fort Treehouse Co.

Com informações de Tree Hugger e Exploring Alternatives